Vida saudável

Sem tempo para preparar o café da manhã? Aveia matinal é solução prática

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Gabriela Ingrid

Do UOL

12/08/2017 04h15

Sucesso no mundo fitness, o ‘overnight oat’ (aveia adormecida ou matinal, em tradução livre para o português) nada mais é do que uma espécie de pavê de aveia. A ideia é preencher à noite um potinho ou copo com camadas de aveia, frutas e o umidificante que você preferir (leite desnatado ou vegetal, iogurte desnatado, água ou suco de laranja), tampá-lo, colocá-lo na geladeira e só comer no dia seguinte.

“É preciso tampar o pote ou copo para que a aveia umedeça e esteja mais molinha e saborosa quando for consumida”, diz a nutricionista Andréa Marim, especializada em Nutrição Esportiva pela Universidade São Judas Tadeu. Ingrediente principal da receita, o cereal é a base de cada camada e um aliada de quem está querendo emagrecer. “Tanto a aveia quanto outros cereais, como a granola ou a quinoa, que também podem servir de base para a receita, são fontes de carboidrato e fibra, dando energia, melhorando o trânsito intestinal e aumentando a saciedade”, explica Andréa.

Para completar o lanche, intercale as camadas de cereais com frutas, oleaginosas (chia, farinha de linhaça ou amêndoas), fazendo da receita uma verdadeira fonte nutritiva. “Além de ser rica em fibras, ela contém proteína (do leite, iogurte, aveia ou whey, se quiser colocar), vitaminas, minerais e antioxidantes (provenientes das frutas e oleaginosas)”, diz a nutricionista. Ela ainda recomenda consumi-la como café da manhã, lanche da manhã ou da tarde, sempre refrigerada na térmica ou na geladeira.

Confira, abaixo, alguns exemplos de ingredientes e consuma em até 48h para obter todos os nutrientes.

5 opções de overnight oat para você experimentar

  • Imagem: Reprodução/Instagram/@vegovardag
    Reprodução/Instagram/@vegovardag
    Imagem: Reprodução/Instagram/@vegovardag

    Mirtilo e nozes

    Além da aveia, coloque chia e leite desnatado. Cubra com mirtilos, nozes e castanhas e finalize com coco ralado.

  • Imagem: Reprodução/Instagram/@thisislivn
    Reprodução/Instagram/@thisislivn
    Imagem: Reprodução/Instagram/@thisislivn

    Laranja, cenoura, coco e queijo cottage

    Faça camadas de cenoura ralada, coco ralado, gengibre moído, chia, água, suco de laranja e iogurte grego. Depois cubra tudo com duas colheres de queijo cottage, baunilha e canela. Esa opção ainda tem um pudim de chia na camada de baixo. Clique no leia mais e veja como prepará-lo. Leia mais

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    Manga e granola

    Em vez de aveia, utilize granola e cubra com iogurte grego e pedaços de manga picados.

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    Romã e granola

    Aqui você também pode substituir a aveia pela granola e fazer as camadas com o iogurte grego e sementes de romã.

  • Imagem: Reprodução/Instagram/@dranicolelozada
    Reprodução/Instagram/@dranicolelozada
    Imagem: Reprodução/Instagram/@dranicolelozada

    Framboesa e banana

    Umedeça com iogurte grego e adicione a framboesa (ou morangos) e a banana. Cubra com coco ralado.

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