Vida saudável

Tem dificuldade de acordar cedo? Então veja 9 dicas que mudarão sua vida

iStock
Aos poucos é possível mudar a rotina e passar a acordar cedo Imagem: iStock

Carol Salles

Colaboração para o UOL

Recentemente, Tim Cook, CEO da Apple, afirmou para revista americana “Inc.” que acorda às 3h45. A mesma reportagem ainda dizia que David Cush, diretor da empresa de aviação Virgin America, se levanta todos os dias às 4h15. Segundo eles, as primeiras horas do dia, quando ainda há pouca demanda profissional e familiar, são ideais para se dedicar a atividades como meditação, exercícios físicos ou até aulas online.

Já o empresário Christian Barbosa, de São Paulo, especializado em produtividade, adotou a tática na sua vida pessoal e também costuma indicá-la aos seus clientes. “Neste ano, consegui ler 16 livros, contra seis do ano passado, quando ainda não acordava tão cedo”, conta. Ele passou a se levantar uma hora mais cedo, às 6h, após ler um estudo que dizia que as pessoas matinais são mais bem-sucedidas.

Acordar cedo, realmente aumenta a produtividade do dia, mas não é para qualquer um. De acordo com o neurologista Alan Luiz Eckeli, professor na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP e especializado em medicina do sono, trata-se de uma predisposição genética. A boa notícia é que é possível, sim, ajustar isso.

A seguir, veja nove táticas que vão te ajudar a acordar mais. Só basta um pouco de dedicação e força de vontade e, aos poucos, dá para mudar a rotina. A lista foi elaborada sob consultoria de Christian Barbosa e Alan Luiz Eckeli.

  • Mude os horários gradualmente

    Se acorda às 8h, mas quer acordar às 6h, passe uma semana acordando às 7h45. Depois, mais uma com o despertador programado para as 7h30 e assim por diante. Isso também vale para a hora de ir para a cama. E lembre-se que a ideia não é dormir menos, mas acordar mais cedo e disposto.

  • Mantenha a rotina aos finais de semana

    Seu corpo não faz distinção entre sábados, domingos e os demais dias da semana. Por isso, evite dormir até mais tarde, especialmente se estiver fazendo a transição de horários.

  • Defina um objetivo

    Nada mais desanimador do que acordar supercedo e não saber o que fazer com esse tempinho extra. Tenha em mente como vai aproveitá-lo. Escolha atividades motivadoras, exercício físico, caminhada no parque, uma atividade manual ou até preparar um café da manhã mais elaborado.

  • Invista em um despertador inteligente

    Existem aplicativos para celular, como o Sleep Cycle (disponível para Android e iOS), que acordam você no melhor momento --ou seja, quando o sono está leve. Basta, na hora de dormir, informar qual hora gostaria de ser despertado e ele se encarrega de fazer isso o mais próximo possível desse horário.

  • Coloque o despertador no banheiro

    Além de ter de levantar para desligá-lo, você pode aproveitar para escovar os dentes, tomar um banho ou fazer xixi --atividades que mantenham o corpo em movimento e agucem os sentidos ajudam a despertar. Também vale deixar o aparelho na sala, na cozinha ou qualquer local longe da sua cama. Antes de adotar esse método, no entanto, teste em um final de semana para ter certeza de que consegue ouvir o barulho do despertador.

  • Faça da sua cama um lugar pouco aconchegante

    A corredora Karine César, de São Paulo, acorda entre 4h50 e 5h para treinar. Por isso, especialmente no frio, ela se acostumou a dormir apenas com um lençol, ?para a cama não ficar muito quentinha?, explica.

  • Prepare seu corpo para o sono

    Crie uma rotina no fim do dia.Ela sinalizará ao cérebro que está chegando a hora de ir para a cama. A ideia, claro, é evitar atividades estimulantes. Beba um copo de leite morno, leia um livro, tome um banho. Essa rotina ajudará a ter um sono mais reparador e, portanto, a acordar mais disposto.

  • Desligue celulares, tablets e a TV

    Não apenas por conta do grau alto de estímulo que seus conteúdos oferecem, mas também porque esses aparelhos emitem luz azul, que confunde o ritmo circadiano (nosso relógio biológico) e impede a produção de melatonina, um hormônio essencial para o sono. Além disso, o barulho pode fazer com que você acorde no meio da noite, o que pode estragar o plano de acordar cedo.

  • Durma com a janela aberta

    A luz da manhã vai despertá-lo de maneira gentil.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo