Vida saudável

Tem ereção e nunca 'envelhece'; conheça 10 curiosidades sobre o clitóris

Marie Docher Odile Fillod
Sabia que o clitóris tem este formato? Este é um molde feito por uma impressora 3D Imagem: Marie Docher Odile Fillod

Maria Júlia Marques

Do UOL, em São Paulo

27/07/2017 04h10

O clitóris é um órgão fantástico e você precisa saber mais sobre ele! Além de ser procurado por homens e mulheres por ser a chave para o prazer sexual, ele tem diversas outras curiosidades. Portanto, faça as honras e se apresente adequadamente para esta maravilhosa parte do corpo feminino. Abaixo, leia alguns fatos o clitóris.

Fontes: A ginecologista Maria Carolina Madi, da clínica da mulher no hospital 9 de Julho, a obstetra Leila Corrêa, do hospital Sírio-Libanês, a ginecologista Mônica Resende, do hospital São Luiz, e a sexóloga Carla Cecarello. 

10 curiosidades sobre o clitóris:

  • Onde ele mora?

    O clitóris faz parte da vulva e seu pedaço externo pode ser facilmente encontrado. É o botãozinho que se localiza na região superior da vagina, no encontro do "V" dos pequenos lábios. Ao tocar, ele é a parte mais elevada ali na região.

  • Ele se esconde?

    Não é que ele se esconda, mas ele é muito maior do que imaginamos. A maioria das pessoas costuma relacioná-lo apenas à glândula externa da vulva, mas esta é só a "ponta do iceberg". A parte externa tem, em média, cinco milímetros de diâmetro e é composta pela glande clitoriana e o capuz (uma pele bem fininha que cobre total ou parcialmente a glande). Já a parte interna pode ter cerca de 4 cm de comprimento que engloba a cruz --composta por dois corpos cavernosos, uma musculatura que o sustenta e uma grande inervação e vascularização.

  • Cada um é diferente do outro?

    Sim! Assim com o pênis e os lábios vaginais, tamanhos, formatos e cores do clitóris podem variar.

  • Ele trabalha com quê?

    O clitóris tem como função exclusiva dar prazer sexual à mulher. É isso mesmo que você leu. Mulheres são privilegiadas e têm um órgão voltado para felicidade sexual, o que pode potencializar os orgasmos. No caso dos homens, o pênis acaba tendo outras funções, como fazer xixi. O órgão, portanto, não é focado 100% no prazer.

  • Ele é sensível?

    Muito. O clitóris tem cerca de 8 mil fibras nervosas em seu corpinho e por isso é muito delicado. Para efeito de comparação, ele tem o dobro de fibras nervosas que o pênis. É importante que a mulher aproveite tamanha sensibilidade e a facilidade de manipulação do clitóris e consiga estimulá-lo para chegar ao orgasmo com maior facilidade.

  • Ele tem ereção?

    Pode parecer estranho falar que mulher tem ereções, mas isso acontece. O clitóris e o pênis têm a mesma origem embriológica. Por isso, na fase de excitação, o clitóris aumenta de volume e fica "ereto". Por ser muito irrigado, ele se enche de sangue e fica bem gorducho, aumentando sua área de tato e facilitando a manipulação. A porção externa do clitóris pode aumentar de 0,5 cm até 2 cm de comprimento.

  • Ele é amigo do ponto G e dos orgasmos?

    A maior parte do prazer sexual feminino vem por meio da estimulação clitoriana, mas claro que existem mulheres que relatam orgasmos vaginais --obtidos com penetração. Mas por sua alta sensibilidade e fácil manipulação, o clitóris acaba sendo o mecanismo mais fácil para o orgasmo. Já o ponto G é mais difícil de se localizar, fica no segundo terço da vagina, pode mudar de lugar dependendo da mulher. O ponto ajuda a aumentar a excitação e pode ser um bom aliado, mas se estiver muito difícil de encontrá-lo não se estresse, pode ir direto para o clitóris que sabemos onde está e funciona com excelência.

  • Ele envelhece?

    Não, o clitóris jamais perde a inervação, sua sensibilidade não se altera e a mulher tem a mesma capacidade de chegar ao orgasmo em qualquer idade. O que pode acontecer efetivamente na menopausa é que a vagina fique mais ressecada devido à alteração hormonal. Porém, o orgasmo feminino é um conjunto de estímulos diversos, como no clitóris, ou estímulos auditivos, visuais, psicológicos que são levados a regiões específicas do sistema nervoso central e geram uma manifestação em todo o corpo. Se a menopausa está afetando a vida sexual da mulher, ela pode perder confiança e se sentir estressada, o que pode dificultar o orgasmo.

  • É possível o clitóris virar pênis?

    Existe a cirurgia de redesignação sexual, mas ela não é muito comum. Segundo Alexandre Saadeh, coordenador do Ambulatório de Transtorno de Identidade de Gênero do Hospital das Clínicas de SP, a maioria dos homens trans não realiza esse procedimento, pois espera uma melhora técnica. O método mais comum é o "descolamento" do clitóris aliado ao uso de hormônio masculino, que faz com que ele cresça até 6 cm e fique semelhante a um pênis pequeno. A pessoa continuará sentindo prazer.

  • Dá para exercitar o clitóris?

    Não é que você pode deixar o clitóris "bombado". Isso não existe. Mas é importante praticar exercícios para contrair e relaxar a musculatura de toda a vagina, para facilitar na hora do sexo e até ajudar em casos de incontinência urinária, por exemplo. Para isso, são recomendadas desde caminhadas, até pompoarismo, passando pela masturbação. Você deve fortalecer a região e também focar no autoconhecimento, para saber quais estímulos são mais interessantes para você e aumentam sua excitação.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
AFP
Estilo
Agência Estado
do UOL
do UOL
Blog do Prem Baba
Estilo
Estilo
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Blog Bella Falconi
do UOL
Estilo
Blog Luiz Sperry
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Nutrição sem neura
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
BBC
Estilo
Estilo
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Prem Baba
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Bella Falconi
Blog Luiz Sperry
do UOL
BBC
Topo