Vida saudável

Vicia? Saiba como age a lorcaserina, novo remédio para emagrecer

Getty Images
Belviq, nome comercial para a lorcaserina, foi aprovada pela Anvisa no ano passado; mas quais são os efeitos dela? Imagem: Getty Images

Natália Eiras

Do UOL

18/01/2017 04h00

No fim do ano passado, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o remédio para emagrecer Belviq, nome comercial para a lorcaserina. A substância ainda deve demorar alguns meses para chegar ao mercado, mas é apontado por especialistas como a maneira mais certeira para combater a obesidade. Nós perguntamos e eles responderam 5 dúvidas frequentes sobre o medicamento:

  • Como a lorcaserina age? Tira o apetite

    Maria Edna de Melo, endocrinologista e diretora da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), diz que a lorcaserina trabalha com a serotonina, mas apenas no receptor do tipo 5HT2C, presente exclusivamente no hipotálamo. "Ela aumenta a produção de um precursor polipeptídico que inibe e reduz a fome", explica a médica. O fato do receptor estar presente apenas no hipotálamos evita o aparecimento de alguns efeitos colaterais. "É nesta região do cérebro também que se faz o controle do balanço calórico do corpo, que controla quanto a gente come e o quanto nós consumimos", continua Maria Edna. "Assim, ela age também na saciedade", complementa a nutróloga Ana Luísa Vilela, de São Paulo (SP).

  • Quais são os efeitos colaterais? Dores, tosse...

    Segundo a diretora da Abeso, uma das características da lorcaserina é que a substância causa poucos efeitos colaterais nos pacientes. Porém, apesar de baixos, é possível notar dor de cabeça, náusea, tosse, boca seca e constipação. "Não é esperado que o remédio tenha efeito psicológico".

  • Então todo mundo pode usar? Não

    Não exatamente. De acordo com Flávia Conceição, presidente regional da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, do Rio de Janeiro (RJ), a lorcaserina é contraindicada para quem usa antidepressivos e outras drogas serotoninérgicas, já que pode causar a Síndrome Serotoninergica. "Os sintomas são taquicardia, diarréia, sudorese e aumento da temperatura corporal", fala a especialista. O medicamento é, no entanto, uma alternativa para pessoas com problemas cardíacos, já que a sibutramina era contraindicada por poder aumentar os batimentos do coração. Tudo depende, no entanto, de uma avaliação do médico para ver se você se encaixa no perfil de uma pessoa que deve usar remédio para emagrecer.

  • É viciante? Pode ser

    Flávia Conceição diz que em alguns casos sim. "A lorcaserina deve ser evitada por pessoas com histórico de abuso de álcool ou drogas, pois em doses altas pode induzir a euforia com potencial risco de desenvolvimento de dependência", afirma.

  • Então mesmo sendo um medicamento novo, a lorcaserina pode ser ruim?

    Os especialistas dizem que a obesidade é uma doença crônica e deve ser tratada como tal. "Se fosse fácil emagrecer ninguém tomaria remédio", fala Ana Luísa Vilela. É preciso, no entanto, ter um acompanhamento de perto do médico para dar a receita controlada, acompanhar a dosagem e recomendar o uso até o momento em que for preciso. "O medicamento deve ser mantido enquanto o benefício for maior do que o risco", complementa Flávia Conceição.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Prem Baba
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Agência Estado
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
Agência Estado
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
Blog do Prem Baba
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo