Topo

Obama emite tanto CO2 quanto Hu Jintao, Calderón e Lula juntos

24/11/2010 13h22

PARIS, 24 novembro 2010 (AFP) - O presidente Barack Obama emitiu em 2010 tanto CO2 quanto seus colegas chinês Hu Jintao, mexicano Felipe Calderón e brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva juntos, segundo uma classificação divulgada nesta quarta-feira no site da revista francesa Terra Eco.

Cinco dias antes da Cúpula de Cancún sobre Mudança Climática, a publicação indica que entre 1o. de janeiro e 31 de outubro de 2010, os deslocamentos do presidente americano emitiram "quase 20.000 toneladas de dióxido de carbono (CO2)", um dos principais gases de efeito estufa.

"Percorrer os 50 Estados a bordo do Air Force One, um Boeing 747, tem consequências para o meio ambiente", afirma o Terra Eco em seu artigo, antes de comparar as emissões do presidente americano com seu colega brasileiro, que este ano também esteve em campanha eleitoral.

"Lula da Silva viajou este ano no Brasil mais que Obama nos Estados Unidos, mas felizmente o presidente brasileiro se desloca de jato, quase uma bicicleta em comparação com o Air Force One!", assegura a revista especializada em desenvolvimento sustentável.

E diz ainda que "a maratona de Lula para favorecer a eleição de Dilma Rousseff emitiu 7.033 toneladas de CO2".

Apenas acima do chefe de Estado brasileiro e com 7.120 toneladas de CO2, se situa o presidente mexicano Felipe Calderón, anfitrião da cúpula de Cancún, que, para defender seu Partido de Ação Nacional (PAN, conservador) nas eleições para governadores em 12 Estados, se deslocou 72 vezes. "Um recorde!", segundo o Terra Eco.

Na classificação de emissões de CO2, em seguida estão o presidente chinês, Hu Jintao, com 7.025 toneladas, Angela Merkel, a chanceler alemã, com 5.138 toneladas de CO2, e o presidente francês Nicolas Sarkozy, com 2.900 toneladas.

Mais de 190 países se reunirão de 29 de novembro a 10 de dezembro em Cancún para tentar conseguir um acordo sobre a redução das emissões de gases de efeito estufa, um ano depois da fracassa Cúpula de Copenhague.