Topo

Como menino de 12 anos transformou luta para emagrecer em inspiração para crianças com sobrepeso

23/10/2017 16h43

Aos 12 anos, o britânico Harrison Wright se tornou fonte de inspiração para crianças de todo o mundo ao lutar contra o excesso de peso. Tudo começou quando o menino passou a sofrer com os quilos extras.

Harrison registra seu novo estilo de vida nas redes sociais. - BBC - BBC
Harrison registra seu novo estilo de vida nas redes sociais.
Imagem: BBC

Inicialmente, Wright percebeu que alguns de seus colegas de escola podiam correr mais rápido do que ele. Além disso, era sempre o último a ser escolhido nas brincadeiras. Por fim, foi alvo de insultos.

"Recebi uma carta da enfermaria da escola dizendo que estava obeso…Isso me deixou deprimido e triste", lembra Wright à BBC. Mas, com a ajuda de sua família, o menino decidiu que era hora de mudar seu estilo de vida. Mas, com a ajuda de sua família, o menino decidiu que era hora de mudar seu estilo de vida.

"Não queria que outras crianças se sentissem como eu quando recebi essa carta. Sabia que teria de fazer algo", conta.

Harrison combinou dieta e exercícios físicos para dar adeus a quilos extras - BBC - BBC
Harrison combinou dieta e exercícios físicos para dar adeus a quilos extras
Imagem: BBC

Volta por cima

Ele e sua mãe buscaram ajuda na internet, mas havia muito pouca informação disponível voltada exclusivamente para crianças, como, por exemplo, dicas sobre como entrar em forma. Wright decidiu, então, registrar sua rotina de emagrecimento nas redes sociais. O objetivo era motivar a si mesmo e outras crianças.

Para isso, o menino abriu uma conta no Instagram, na qual compartilha até hoje imagens de alimentos saudáveis e rotinas de exercícios. Depois, criou a página de internet "Harrison's Weight loss journey" ("A jornada da perda de peso de Harrison", em tradução livre) que oferece conselhos a crianças sobre como entrar em forma e melhorar os hábitos alimentares.

Há vídeos, por exemplo, nos quais ele ensina como fazer exercícios em casa, compartilha sua rotina de treinamento e dá dicas de como comer de forma mais saudável. "A página é basicamente um lugar para os jovens buscarem ideias e que tenta inspirá-los a perder peso, ir mais à academia e comer de forma mais saudável", diz.

Inspiração

Harrison foi nomeado embaixador da enfermaria da escola. Além disso, dá palpites na qualidade da merenda junto a fornecedores. Para o menino, contudo, o mais importante é poder "ajudar os outros".

"Meninos do mundo todo entram em contato comigo. Das Américas, da Ásia...", diz ele à BBC. "Poder servir de inspiração me deixa muito feliz", conclui.