Alimentação

Efeitos a longo prazo de dieta Dukan são questionados em pesquisa

Em Paris

31/05/2011 13h14

Um total de 75% das pessoas que fizeram o regime para emagrecer Dukan há mais de dois anos já recuperaram o peso perdido, segundo a pesquisa "Le Régime Dukan: et Après?" ('A Dieta Dukan: e Depois?', em tradução livre), que a revista "Santé", do grupo CCM Benchmark, divulgou nesta segunda-feira pela internet.

Os números "contradizem a impressão favorável" de vários testemunhos muito positivos dos seguidores deste regime, particularmente popular na França, declararam os responsáveis pela pesquisa, respondida por cerca de 5 mil internautas.

O objetivo era ir além e descobrir o que aconteceria dois, três, quatro e cinco anos após o regime. Em particular, se quem seguia a dieta conseguiria realmente manter o peso, disse o médico Pierrick Hordé, diretor dos sites que colaboraram com a pesquisa, "Santé-Médecine" e "Journal dês Femmes Santé", ambas do grupo CCM.B.

Para começar, a equipe descobriu que não tinha literatura científica sobre a questão, e não encontrou "nenhum estudo a longo prazo" sobre o tema. A enquete foi realizada entre os dias 18 de março e 23 de maio, com respostas de 4.761 internautas voluntários que declararam ter feito o regime por pelo menos dois anos ou mais.

Apesar de ser "impossível" afirmar que as pessoas consultadas constituem uma amostra representativa do conjunto de pessoas que seguiram esta dieta, a pesquisa permite, pelo menos, "tomar consciência do aspecto efêmero dos regimes rápidos e muito restritivos", segundo os pesquisadores.

Além disso, "a urgência de realizar uma análise científica" permite avaliar as eventuais complicações que podem acarretar a longo prazo e confirmado ou não seus resultados, afirmaram.

Para o endocrinologista do Hospital da Pitié-Salpêtrière de Paris, Boris Hansel, um dos quatro estudiosos envolvidos, a pesquisa "confirma o que já sugere a literatura médica sobre os regimes restritivos em geral", sua eficácia a curto prazo.

No primeiro ano, apenas um terço dos internautas declarou ter recuperado o peso perdido. Porém, após três anos, 80% manifestaram ter recuperado o peso perdido.

Na França, os problemas de obesidade e sobrepeso preocupam mais da metade da população adulta e cerca de 2 milhões de pessoas aderiram, pelo menos provisoriamente, ao regime Dukan, informaram os estudiosos.

Seus dados foram analisados também pela presidente do Grupo Nacional de Associações de Obesos, Anne-Sophie Joly; a médica, nutricionista e professora da Universidade de Montreal, Marie-Josée Leblanc; e a nutricionista do Hospital Jeanne de Flandre, em Lille, Monique Romon.

A enquete foi divulgada antes de o Tribunal Correcional de Paris julgar o médico Jean-Michel Cohen, criador de outro célebre regime, acusado de difamação pelo professor Pierre Dukan.

O grupo CCM Benchmark recebe 20,5 milhões de visitantes, ou seja, um de cada dois internautas, e seus dois sites sobre saúde recebem 3 milhões de leitores por ano, segundo o instituto de medição de audiência "Médiamétrie". 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Agência Estado
Blog Bella Falconi
do UOL
do UOL
Blog Bella Falconi
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Bella Falconi
Estilo
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
Blog Bella Falconi
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
Estilo
Estilo
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
TV e Famosos
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Comidas e Bebidas
UOL Comidas e Bebidas
do UOL
Topo