Topo

Morar perto de restaurantes fast-food faz com que pessoas tenham alimentação menos saudável

Da Redação

Em São Paulo

21/01/2010 15h16

Se você sempre culpa aquele fast-food do lado da sua casa pelos quilinhos a mais, agora você pode usar um estudo cientifico para embasar o que já falava há tempos. Mas isso só vale para pessoas suscetíveis ao sentimento de recompensa proporcionado por este tipo de alimento.

Getty Images
Se você quer evitar quilinhos a mais, more longe de restaurantes fast food
QUER EMAGRECER? FIQUE SABENDO
UOL DIETA

Estudo publicado no Amercian Journal of Clinical Nutrition indica que existe ligação entre sentir-se recompensado após comer determinadas comidas e frequentar restaurantes fast-food, principalmente se eles estão presentes em seu ambiente.

A pesquisa foi feita com 415 canadenses, que responderam ao Sistema de Ativação Comportamental (BAS) para indicar o nível de sensibilidade à recompensa. Os cientistas analisaram ainda a exposição deles a restaurantes de comida rápida, usando GPS para contar quantos fast-food tinham a um raio de 500 metros de suas casas.

Para aqueles que eram suscetíveis ao sentimento de recompensa, a proximidade dos restaurantes fez com que eles frequentassem mais estes estabelecimentos e tivessem uma alimentação menos saudáveis. Porém, quem não sente esta sensação após devorar um hamburguer não sofre nenhuma “atração” maior pelos fast-foods.