Vida saudável

Exercícios para a postura podem ajudar a combater celulite e gordura localizada

Ceres Prado
Do UOL Ciência e Saúde

Em São Paulo

27/04/2011 07h00

Se você pensa que só mágica pode acabar com a celulite e a gordura localizada, a solução pode começar por uma caminho mais fácil do que você imagina. Segundo o fisioterapeuta Vidigal Afonso Gasparini, da CorpoEquilíbrio Fisioterapia Personalizada, um tratamento de correção postural melhora a circulação sanguínea, coloca a barriguinha para dentro e empina o bumbum.

Claro, só a  postura não resolve o problema, mas, com alimentação adequada, exercícios físicos e uma boa postura é possível, sim, acabar com a tão temida celulite. Ele diz também que existem tecnologias hoje em dia que atuam como coadjuvante do tratamento e aceleram o processo.

O fisioterapeuta explica que a má postura dificulta a circulação sanguínea e dos vasos linfáticos em áreas que ficam comprimidas pelos desvios posturais. Com problemas na circulação, o corpo acumula gordura e líquidos nessas regiões, que causam as celulites e gorduras localizadas. Além disso, os órgãos, quando comprimidos pela má postura, não funcionam corretamente, podendo apresentar diversos problemas, como intestino preso. Para ele, quanto mais próximo o organismo está da harmonia melhor e uma boa postura traz um bom funcionamento do corpo.

Além de combater a celulite, a boa postura gera benefícios estéticos imediatos. Diversos desvios posturais fazem aparecer gordura onde não há tanta assim. Em desvios laterais da coluna, como a escoliose ou posturas de apoio em uma perna só, há uma compressão da região lateral do corpo, acumulando gordura e gerando um pneuzinho indesejado no lado comprimido. Ao se equilibrar a postura, o pneuzinho lateral some.

Para os que esperam um milagre, Vidigal explica que o processo é demorado e algumas vezes doloroso. Pessoas com grandes problemas posturais possuem fraqueza na musculatura que mantém a postura, por isso é necessário um fortalecimento muscular que pode gerar dor muscular, assim como um treinamento de academia. Mas em alguns meses o resultado já pode ser visível, até por que, muitas vezes, o que achamos que é celulite é na verdade flacidez muscular. Se associado à dieta e exercícios físicos, o trabalho tem um resultado mais rápido e melhor.

O fisioterapeuta dá uma dica para os pacientes que têm dificuldade em perceber a evolução no corpo por observá-lo todos os dias. Nessas situações, é interessante tirar uma foto no início do tratamento e algum tempo depois, com a comparação mais distanciada é possível ver os resultados e se animar mais com o tratamento.

Se não tratados, os desvios posturais tendem a piorar com a idade. Ele conta que um estudo realizado pela Unifesp com idosos mostrou relação entre problemas de saúde e grandes desvios posturais, indicando haver uma relação entre saúde e postura, ao menos na terceira idade.

Quanto mais cedo acontece o tratamento, melhores e mais rápidos são os resultados. Grandes desvios como escoliose, hiperlordose e hipercifose são tratados com mais eficiência até a primeira menstruação das meninas ou os 15 anos dos meninos, por ainda estarem em fase de crescimento. Depois disso, esses desvios apresentam melhora, aliviando o problema, mas muitas vezes não podem ser totalmente curados.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Blog Bella Falconi
do UOL
Estilo
Blog Luiz Sperry
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Nutrição sem neura
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
BBC
Estilo
Estilo
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Prem Baba
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Bella Falconi
Blog Luiz Sperry
do UOL
BBC
BBC
BBC
do UOL
do UOL
Blog Nutrição sem neura
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Topo