Topo

Jovens mães são menos saudáveis do que mulheres da mesma idade sem filhos

Roni Caryn Rabin

New York Times News Service

27/04/2011 19h44

Muitas mulheres adotam estilos de vida mais saudáveis quando descobrem que estão grávidas, mas um novo estudo sugere que jovens mães com filhos pequenos se exercitam menos do que outras mulheres da mesma idade, sem filhos, e não comem direito.

O relatório, publicado em 11 de abril no jornal Pediatrics, extraiu dados de um estudo chamado Project EAT sobre um grupo diversificado composto por 838 mulheres e 682 homens de Minneapolis e St. Paul com idade média de 25 anos.

As jovens mães desse grupo consumiram mais calorias --alimentando-se de mais gordura saturada e ingerindo bebidas mais adocicadas--e se submeteram a uma hora a menos de atividade física intensa por semana do que as mulheres que não tinham filhos, que se exercitavam por três horas semanais em média, constataram os pesquisadores.

As mães também apresentaram maior propensão a sobrepeso do que outras mulheres da mesma idade, mas os pesquisadores afirmam que o fato de algumas terem dado à luz recentemente colabora bastante com esse fator.

Os jovens pais atingiram cinco horas semanais de atividade física, comparando-se com quase sete horas praticadas por homens da mesma idade e sem filhos. Embora eles se exercitem menos, suas dietas não foram tão diferentes e eles não estavam tão mais pesados.

“A mensagem aprendida é que este é um momento em que jovens pais correm um risco maior de adquirir comportamentos que os levem a uma trajetória de longo prazo em termos de saúde, e nós precisamos ajudá-los”, explica Jerica M. Berge, professora assistente de medicina da família e saúde comunitária da Universidade de Minnesota e autora líder do artigo.