Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Preparador físico da Finlândia vem ao Brasil ensinar "nordic walking"; conheça a modalidade

Ceres Prado<br>Do UOL Ciência e Saúde

Em São Paulo

27/09/2011 19h09

O preparador fisico finlandês Risto Kasurinen veio ao Brasil para ensinar uma modalidade pouco difundida no país, "nordic walking" que é feita com dois bastões para que os braços ajudem na caminhada. O curso, que aconteceu no dia 17, foi organizado pela Escola Fitness tinha como público alvo pessoas interessadas em praticar a modalidade e profissionais de educação física.

A modalidade foi  inventada para que os esquiadores pudessem continuar seus treinos durante a estação quente. Nesta caminhada são utilizados bastões para que o corpo todo trabalhe, com membros superiores, inferiores e o tronco (core). Por trabalhar uma grande porcentagem da musculatura corporal, o "nordic walking" queima mais calorias do que uma caminhada normal. Além disso, com a ajuda dos braços o peso nas pernas é menor, beneficiando quem possui problemas nas articulações do quadril e do joelho. 

Além disso,  a modalidade é uma opção para aqueles que não gostam de se exercitar em locais fechados, pois foi inventada para ser feita a céu aberto, em contato com a natureza. Os bastões utilizados na prática podem ser encontrados em lojas especializadas em esporte. Veja como começar a praticar o "nordic walking"