Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Saiba como saborear o panettone e não sair da dieta

Thamires Andrade

Do UOL Ciência e Saúde, em São Paulo

22/12/2011 07h00

Símbolo do Natal, o panettone é um dos alimentos mais calóricos da ceia, mas se consumido com moderação, a sobremesa não causa grandes danos à dieta. "Não tem porque não comê-lo, já que é um alimento disponível apenas nessa época do ano. Para não passar vontade, o ideal é comer apenas uma fatia", afirma Vivian Goldberger, nutricionista do Emagrecentro.

Calória média dos panettones



- Tradicional: média de 250 calorias para uma 1 fatia de 80g

- Light: média de 215 calorias para uma 1 fatia de 80 g

- Diet: média de 90 calorias para uma 1 fatia de 80 g

O erro mais cometido por quem está de dieta durante as festividades de fim de ano é comer mais fatias do produto apenas porque optou por uma versão light. “O panettone light tem redução de 25% de calorias com relação ao normal, mas ele continua tendo ingredientes engordativos do mesmo jeito”, destaca.

Já os panettones diet são feitos com adoçantes em sua fórmula. O produto é mais indicado para pacientes com diabetes e que precisam controlar a ingestão de açúcar. “O açúcar é substituído pelo adoçante, mas todos os outros ingredientes são iguais ao do tradicional”, aponta a nutricionista.

Mas para os que não querem investir em produtos diet e light, a nutricionista indica consumir o panettone com frutas, pois é a opção mais saudável e menos calórica.

Ela não indica para quem está  fazendo dieta os produtos com recheio de chocolate e doce de leite que são os mais calóricos. "A própria massa do panettone já é calórica. Ao comprar um produto com um desses recheios você soma a caloria dessa massa com os recheios volumosos que tem dentro do produto", explica Goldberger

Com diferentes opções no mercado, que aumentam a cada ano, a nutricionista indica que o consumidor olhe sempre o rótulo para buscar as informações nutricionais do produto que irá adquirir.