Alimentação

Dieta e dicas de nutricionista ajudam Mister Mundial Universo a manter a forma no fim de ano

Thamires Andrade

Do UOL Ciência e Saúde, em São Paulo

29/12/2011 07h00

Eleito Mister Mundial Universo em novembro, o mineiro Ralph Santos, 26 anos, não descuida da dieta nem na época das festas. “O fim de ano tem muitas comemorações, comidas diferentes e se não se controlar fica fácil ganhar muito peso neste período”, acredita.

A nutricionista do homem mais bonito do mundo, Pâmela Zacharias, da Clínica Visia, preparou um cardápio especial para a época de festas, com base em carboidratos de baixo índice glicêmico, proteínas de alto valor biológico e alimentos antioxidantes para manter o bom funcionamento do organismo.

Ela reduziu a proporção de carboidratos e se preocupou em selecionar as opções mais saudáveis desse grupo alimentar. "Escolhi carboidratos com baixo índice glicêmico, pois eles entram mais devagar na corrente sanguínea, engordam menos e dão sensação de saciedade por mais tempo", explica a nutricionista, que destaca alguns alimentos com essa propriedade: arroz, pão e macarrão integrais, quinoa e frutas, como acerola, goiaba, limão, maçã, maracujá, morangos, pêssegos, pera e tangerina.

Ainda que as frutas façam bem ao organismo, pois controlam a saciedade e reduzem a absorção de gorduras e açúcares, a dieta de Santos tem os carboidratos controlados, portanto o consumo delas não é liberado. "Três porções por dia garantem a saciedade, os nutrientes e as vitaminas de que ele precisa", afirma ela.

O Whey Protein também faz parte da dieta elaborada pela nutricionista. Segundo ela, o suplemento esportivo é também um alimento funcional que melhora a composição do corpo. "O Whey é uma proteína solúvel, que entra rapidamente no corpo e fornece aminoácidos para manter e ganhar massa magra (músculos) e queimar gorduras", justifica.

O Mister toma o suplemento e faz musculação para manter a boa forma. “Os meus treinos são mais leves e com muitas repetições, depois ainda termino com 30 minutos de exercícios aeróbicos”, conta Santos.

A nutricionista destaca que é preciso o acompanhamento de um profissional antes de decidir inserir o suplemento no cardápio. "É feito um cálculo da quantidade de proteína que a pessoa pode ingerir para não sobre carregar as funções renais e o fígado", diz.

O cardápio do Mister também é enriquecido com alimentos antioxidantes que colaboram para diminuir a produção de radicais livres, como frutas, frutas oleaginosas, vinho tinto e azeite. "Esses alimentos melhoram a performance física e previnem várias doenças", afirma a nutricionista.

Festas de fim de ano

Dentre todas as restrições da dieta montada pela nutricionista, ele confessa que a mais difícil é se manter longe dos doces. "Gosto muito de doces e às vezes até já quebrei algumas dietas por não aguentar ficar sem comer", conta o Mister, que pretende fazer curso de teatro e investir na carreira televisiva.

Mas Ralph tem a consciência de que quem trabalha com o corpo não pode abrir mão da dieta para conseguir seus objetivos. "Não gosto muito de brócolis, espinafre, rúcula, mas sei que preciso comer para manter a saúde e a boa forma", destaca ele.

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