Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Praticar exercícios durante intervalo de TV ajuda a manter a forma

Do UOL

Em São Paulo

11/02/2012 07h00

Fazer exercícios nos intervalos dos programas de TV pode ser uma forma de manter a forma. O conselho é da nutricionista americana Nancy Snyderman, editora médica da rede NBC, que lançou um desafio aos leitores do seu blog. Segundo ela, movimentar-se durante os comerciais pode queimar até 20 calorias, o que resultaria em 100 calorias queimadas após um programa de uma hora.

Profissionais ouvidos pelo UOL Ciência e Saúde concordam que a recomendação é útil, mas ressalvam que a quantidade de calorias gastas depende muito da intensidade dos exercícios, entre outros fatores.

O fisioterapeuta Marco Aurélio Neves, do Zahra Spa & Estética, diz que qualquer exercício, mesmo que feito em curtos períodos, como um intervalo comercial, afeta o organismo de forma positiva. “O organismo trabalha mais, os batimentos cardíacos e a circulação sanguínea aumentam”, aponta ele.

O fisioterapeuta recomenda subir e descer escadas, fazer polichinelo e abdominal.  “Também é possível fazer exercício de afundo usando a cadeira como apoio e outros para bíceps e tríceps com peso de um ou dois quilos”, recomenda ele. O aconselhável é realizar de duas a três séries de 15 a 20 repetições, com intervalo mínimo de descanso de 15 segundos.

A única atividade física que ele não recomenda é caminhar até a geladeira.