Boa forma

Conheça dicas para se manter motivado a treinar durante o inverno

Rosana Faria de Freitas

Do UOL, em São Paulo

É durante o inverno que as academias registram uma queda de 20% a 30% na taxa de matrículas novas. Dentre os que já são alunos, cerca de 20% simplesmente desaparecem e não dão as caras por várias semanas, às vezes meses. Tais números refletem o que acontece com muitas pessoas na estação: entregam-se à preguicite aguda e desistem da malhação.

Para quem quer manter a forma, o quadro se torna ainda mais preocupante se considerarmos que a fome aumenta no período: o organismo trabalha mais para manter a temperatura corporal dentro dos padrões de normalidade e, assim, o gasto energético é maior, fazendo o corpo exigir mais combustível oriundo dos alimentos.

Não perca o que conquistou

“O frio realmente afasta as pessoas da ginástica. Quem estava pensando em começar uma atividade, adia os planos; e quem já treina, mas não tem foco nos objetivos, diminui a frequência”, salienta Givanildo Holanda Matias, fisiologista, personal trainer e diretor do Test Trainer Personal.

O fato do corpo estar menos exposto, e a exigência estética da sociedade ser menor, igualmente enfraquecem a auto-cobrança. O problema, completa Felipe França Pinto, educador físico e professor da Academia Competition, é que a desistência faz com que o indivíduo tenha uma queda geral da condição física. “É comum perder massa magra, elevando o percentual de massa gorda pela falta de musculação, além de diminuir a capacidade cardiovascular em decorrência da ausência de exercício aeróbio. O abandono dos alongamentos, por outro lado, reduz a elasticidade. E isso sem falar na elevação do peso.”

Quem se dedica a esportes ou exercícios sem regularidade demora mais para ver resultados e, pior, o risco de lesões aumenta. “Imagine um aluno que se ausenta por duas semanas e aí, quando aparece, retoma o treino com a mesma intensidade. O físico pode não estar mais preparado para aquele programa”, destaca Givanildo. Flexibilidade, coordenação, equilíbrio, força, condicionamento – tudo isso fica comprometido. Então, para resistir à tentação de fazer corpo mole, acompanhe algumas dicas desses profissionais.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
UOL Estilo
do UOL
do UOL
Estilo
BBC
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
Estilo
BBC
do UOL
Corpo a Corpo
ESPN
Caras
ESPN
Estilo
Estilo
do UOL
ESPN
Corpo a Corpo
ESPN
ESPN
Estilo
ESPNW
Estilo
ESPN
Estilo
ESPN
ESPN
Harper's Bazaar
Harper's Baazar
do UOL
Topo