Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Fitness Xperience reúne mais de 3 mil pessoas em 10h de aulas de ginástica em SP

Ceres Prado

Do UOL Dieta e Boa Forma. Em São Paulo

14/07/2012 15h20

O Ginásio Mauro Pinheiro, no complexo do Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, recebe neste sábado a Fitness Xperience, grande festa fitness com 10 horas de aulas de ginástica coletiva com um público de mais de três mil pessoas. O evento procura difundir as aulas de ginástica coletiva, dando visibilidade para este tipo de exercício.

A cada hora, uma nova aula coletiva começa dentro do ginásio. As aulas duram 50 minutos e o público credenciado pode entrar e sair do ginásio e escolher quais aulas prefere participar. Para atrair quem estava passando pela rua, foi montado um outro palco do lado de fora do ginásio com aulas mais curtas e variadas, que serviam como uma degustação do que acontece dentro do ginásio. Até o final do evento é possível se inscrever e participar das aulas internas.

Dentro do ginásio, o som alto e a iluminação dão clima de balada. Todas as aulas começam com um aquecimento para em seguida começar a parte mais intensa. No final, uma música mais lenta guia o desaquecimento e alongamento.

Cada aula tem características específicas. As aulas mais intensas como o Power Jump - com cama elástica - chegam a queimar 800 calorias, segundo Sandro Costa, um dos organizadores do evento. Já aulas como a Body Balance, com movimentos inspirados em yoga e pilates, tem um ritmo mais lento, queimando em torno de 400 calorias por aula, pois o foco é na força, no equilíbrio e na flexibilidade.