Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Roupa de ginástica com sensor avisa quando você erra na postura

A princípio o projeto foi criado para o pilates, mas a designer pretende expandir para outros esportes - Divulgação
A princípio o projeto foi criado para o pilates, mas a designer pretende expandir para outros esportes Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

22/08/2012 07h00

Já imaginou ter uma roupa de treino que ajudasse a melhorar o seu desempenho durante os exercícios físicos? Essa é a ideia do projeto "Mover", criado pela designer Jennifer Darmour e apresentado na conferência Wearable Technologies, em São Francisco, em que uma roupa com sensores embutidos ajuda as pessoas a melhorarem sua postura durante a execução dos exercícios.

Segundo o periódico New Scientist, a roupa foi desenvolvida para os praticantes de pilates, exercício em que a postura correta é primordial para ativar os músculos das costas e do abdome. Para isso Darmour trabalhou em conjunto com um instrutor da modalidade para saber quais os erros mais comuns cometidos pelos alunos.

Curvatura das costas e quadris projetados para o ângulo errado foram alguns dos erros listados que ajudaram a desenvolver uma vestimenta com quatro sensores embutidos na lateral do corpo, na parte traseira e frontal.

  • O sistema também transmite dados sobre o treino completo via bluetooth para o smartphone

Quando a pessoa comete algum erro postural, os sensores detectam o desalinhamento e pequenos motores vibram suavemente na área em que é necessário corrigir a postura. Quando a pessoa corrige o movimento, ela recebe três vibrações que indicam que a postura está correta.

Software

O sistema de movimento também transmite os dados de posição do corpo via bluetooth para o smartphone. O software coleta informações sobre o treino inteiro e apresenta os resultados com animações para a pessoa verificar em qual parte do treino costuma cometer mais erros.

Embora o projeto tenha sido criado para os praticantes de pilates, a designer acredita que é possível desenvolver versões para esportes em que a posição corporal é fundamental, como o golfe e o beisebol.

A roupa criada por Darmour é feita de tecidos do mesmo material que os vestuários fitness convencionais e os sensores são embutidos de forma invisível no tecido e costuras.