Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Nova modalidade promete derreter 600 calorias e definir o abdome em 24 minutos

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

07/12/2012 07h00

A falta de tempo não é mais desculpa para não se preparar para o verão. Uma nova modalidade da Runner - Vila Prudente promete derreter até 600 calorias, além de definir o abdome, em apenas 24 minutos. O RX24 traz exercícios mais intensos em um curto espaço de tempo e trabalha quatro capacidades do corpo: membros superiores, inferiores, core abdominal e cardiovasculares.

De acordo com Iuri Venâncio, um dos idealizadores do exercício, a aula é dedicada para quem deseja resultados rápidos. "O RX24 pode substituir uma aula aeróbica, pois ela é bem intensa, com exercícios que trabalham o corpo inteiro", explica Venâncio. No entanto, ela não está liberada para qualquer aluno. "A aula não é indicada para sedentários, bem como para hipertensos e pessoas com problemas de coluna, como hérnia, pois é muito intensa", avisa.

Ainda que a aula seja curta, os exercícios presentes são bastante variados. "Nada é repetido para que o corpo não se acostume com aquele estímulo, portanto em cada aula de RX24 os exercícios usados são diferentes", afirma Venâncio. A cada minuto um novo exercício é executado e o tempo de descanso é de apenas 30 segundos entre as atividades. "Praticar essa modalidade duas vezes na semana ajuda a emagrecer e até diminuir o colesterol e o triglicérides", completa Venâncio.

Bases da aula

A aula mistura exercícios mais básicos com deslocamento para dificultar a execução e exigir mais do corpo. Nas atividades para o "core" abdominal (o centro do corpo), há exercícios de isometria, com pranchas isométricas e laterais usadas para definir a região.

Já nos exercícios para definir as coxas e o glúteo, agachamento com saltos e afundos ajudam a deixar a aula mais dinâmica. Os membros superiores também são trabalhados com flexões com deslocamento. Por último, os cardiovasculares saem da mesmice da esteira e bicicleta e parte para pulos no trampolim e o uso da escada.

A aula é bem dinâmica e não usa nenhum tipo de carga a não ser o próprio corpo. “A modalidade é bem diferente da musculação, pois além de ser coletiva, o corpo é a base para execução de todos os exercícios”, afirma Venâncio.