Alimentação

Fisiculturista perde 10 quilos com dieta à base de frango e batata doce

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

14/01/2013 07h00

A educadora física Fernanda Iervolino sempre foi magra, mas no ano passado perdeu 10 quilos e ficou com apenas 10% de percentual de gordura no corpo para participar do concurso de fisiculturismo "Fitness América Weekend", na categoria Figure. A competição busca um corpo musculoso mais natural possível sem o uso de anabolizantes.

"Já havia competido na categoria Bikkini que é um perfil com mais massa muscular, mas não muito volume. Para o Figure, é preciso ter um corpo com pouco volume e estar bem definida", explica a morena, que não venceu a competição, mas já inicia a preparação este mês para disputar novamente na categoria do concurso que será realizado em Miami, nos Estados Unidos, em junho.

A fisiculturista já está acostumada com desafios. Desde os 12 anos foi atleta federada e já jogou futebol, tênis e lutou jiu jitsu. "O primeiro concurso de fisiculturismo do qual participei foi em 2009, quando eu estava em Miami para estudar inglês e meu personal (Marcelo Bueno) deu a ideia e começou a me orientar pelo Skype", conta.

Mesmo adorando comer, Fernanda topou seguir uma dieta regradíssima e uma rotina diária de treino. "Eu adoro comer, sou daquelas que até dá prejuízo, mas sempre preciso me preparar seis meses antes para competição e eu até evito sair de casa para não passar vontade", revela.

A dieta de Fernanda varia de acordo com a fase do treinamento. No início, quando busca o aumento da massa muscular, os carboidratos estão liberados para dar energia. "Os carboidratos integrais, como pão, massa e batata doce, estão presentes nessa etapa da dieta, bem como carnes brancas, como peixe e frango", declara. A proteína presente na clara do ovo também está no cardápio na forma de omelete e ovos mexidos.

Quando o treino ainda está no início, Fernanda come carne vermelha duas vezes na semana e se alimenta com muitos legumes e verduras. "Os doces são proibidos, nem fruta eu posso comer porque contém açúcar", afirma. A fisiculturista também bebe de seis a sete litros de água destilada por dia. "A bebida tem que ser deste tipo, pois não pode conter sódio", justifica.

Com o passar do tempo, o treino da fisiculturista, que faz atividade física todos os dias da semana, é intensificado. "As cargas ficam mais leves, mas as repetições aumentam e eu não tenho descanso entre os exercícios", afirma. As mudanças também são vistas na alimentação. O único carboidrato permitido é a batata doce. Legumes, verduras, frango e clara de ovo permanecem na dieta, mas em porções menores. Fernanda continua bebendo bastante líquido.

Na última semana, a alimentação fica bem mais restrita. "Eu só como 30 gramas de carboidrato de 2 em 2 horas e frango de 4 em 4 horas", conta. Nos últimos dois dias a quantidade de água ingerida também é diminuída. "Eu só posso tomar 750 ml, e no último dia antes da competição eu só posso molhar a boca, não posso tomar líquido para a pele 'grudar' no músculo", descreve.

Suplementos

Para alcançar seus objetivos, a fisiculturista investe pesado na suplementação e garante que nunca fez uso de anabolizantes. "Até porque os concursos dos quais participo sempre têm teste antidopping um dia antes da competição e quem fez uso dessas substâncias é desclassificado", conta ela, que diz nunca ter participado de nenhuma competição no Brasil pela falta desse tipo de exame antes das provas.

O whey protein é consumido sempre depois do treino. Fernanda também toma BCAA, vitamina C, cálcio, complexo vitamínico, creatina e glutamina. A caseína é consumida na parte da noite e o HMB é usado para não perder a massa muscular. "Também uso a l-carnitina antes do treino, que dá um melhor condicionamento e ajuda a emagrecer", afirma.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Blog Bella Falconi
do UOL
Blog Nutrição sem neura
do UOL
Blog Bella Falconi
Blog Nutrição sem neura
Blog Bella Falconi
do UOL
Blog Bella Falconi
Agência Estado
Blog Bella Falconi
do UOL
do UOL
Blog Bella Falconi
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Bella Falconi
Estilo
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
Blog Bella Falconi
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
Estilo
Estilo
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
TV e Famosos
do UOL
Topo