Topo

Veja as dicas do guru de Anne Hathaway para chegar em forma no dia do casamento

O guru do bem-estar David Kirsch com uma aluna - davidkirschwellness.com
O guru do bem-estar David Kirsch com uma aluna Imagem: davidkirschwellness.com

The New York Times

12/02/2013 07h00

Guru do bem-estar, David Kirsch ficou famoso por criar uma filosofia de malhação baseada no amor próprio e trabalhar com celebridades como Anne Hathaway e Heidi Klum.

Onde encontrá-lo? Treinando os clientes no Madison Square Club, sua academia de Nova York, e online no site davidkirschwellness.com. Veja suas dicas para entrar em forma para o casamento:

1ª) Estabeleça uma ética de trabalho

Se você quer entrar em forma e só pode dedicar apenas algumas horas por semana a um programa de exercícios, então planeje começar pelo menos seis messes antes do casamento; por outro lado, se for possível se dedicar de corpo e alma – e ir para a academia seis dias por semana – pode começar mais perto da data. Naturalmente o sucesso virá mais fácil e você se sentirá mais bem disposta e menos estressada se tiver mais tempo para atingir suas metas.

2ª) Cuide do estilo de vida

Quando a cliente chega já dá para saber se anda consumindo gorduras desnecessárias, bebida alcoólica, sal em excesso ou carboidratos processados, tipo massas, arroz branco, pizza e similares; isso porque ela é meio fofinha, parece inchada ? tem o que eu chamo de "rosto de carboidrato". Para aquelas que querem realmente seguir à risca o programa de saúde, é melhor eliminar o álcool completamente pelo menos trinta dias antes do casamento. Se não for possível, então limite-se a tomar um copo de vinho aqui e ali, só no jantar. Fique longe dos adoçantes artificiais ? e dos refrigerantes diet. E cuidado com o consumo de frutas. O pessoal exagera porque sabe que é saudável, mas elas também contêm muito açúcar e você está tentando emagrecer. No geral, evite até carboidratos saudáveis (tipo arroz integral) depois das 14h. Dê preferência a verduras e legumes sem amido e proteínas magras.

3ª) Aposte no treinamento de circuito

Para melhorar o treino, em termos gerais, os circuitos – que passam de uma sequência para a outra rapidamente, sem parar – são a forma mais eficiente de elevar os batimentos cardíacos; além disso, você queima mais calorias do que se fizesse somente aeróbicos, tonifica vários grupos musculares e sente o aumento de energia. Sou fã dos que usam o remo seco e incluem agachamentos do sumô (de lado em vez de para a frente). Aqui vai um circuito fácil de três minutos que você pode fazer praticamente em qualquer lugar: comece fazendo treinamento de sombra com pesos, depois passe para a prancha e termine com polichinelos. Repita duas ou três vezes.

4ª) Mantenha um horário

Embora não haja um horário ideal para o exercício – sendo madrugadora ou coruja, vai obter os mesmos resultados – é importante reservar uma hora que se encaixe na sua rotina diária normal. É mais fácil manter a regularidade se souber que, às segundas, pode chegar à academia às sete, mas às quartas pode correr antes do jantar. Pode também dividir a malhação se ficar mais fácil: comece o dia com dez minutos de exercícios para mais tarde dedicar mais tempo para os aeróbicos ou os circuitos.

5ª) Use o equipamento adequado

Eu gosto do tênis cross-trainer da Brooks pelo apoio e estabilidade que dá durante o treinamento e as roupas da Under Armour porque têm uma boa absorção. Também não saberia viver sem meu relógio Suunto, que funciona como meu monitor cardíaco, cronômetro e GPS na hora da corrida.

6ª) Personal trainer: vale a pena?

Há uma inesgotável fonte de recursos disponíveis por aí, desde aplicativos a vídeos no YouTube, para ensinar e motivar; por isso, talvez você não ache necessário contratar um instrutor ? mas, a menos que seja superdisciplinada, nem todos os livros e vídeos do mundo vão ajudá-la se não colaborar e mantiver o programa. O personal ajuda a resistir às tentações!

7ª) Durma bem para se sentir bem

Dormir pouco faz com que seu corpo produza mais cortisol, o hormônio do estresse, o que aumenta a vontade de comer bobagens. Quando você está descansada, a mente fica mais aguçada, faz escolhas alimentares melhores e seu corpo funciona melhor. A minha filosofia de bem-estar e treinamento é baseada em corpo e mente sãos e você não vai conseguir nenhum dos dois se estiver exausta.

8ª) Tonifique os braços (sem precisar ir à academia!)

- Flexão diamante

Coloque a barriga numa bola de estabilidade e as mãos no chão. "Ande" com as mãos pra frente até ficar em posição de flexão. Ajuste as palmas para que os indicadores e polegares se toquem, formando um diamante. Dobre os cotovelos para os lados conforme for descendo. Solte o ar e volte à posição inicial. Repita 15 vezes.

- Flexão Homem-Aranha

Fique de quatro com as mãos sob o peito. Estique o braço direito e a perna esquerda. Rasteje (como o Homem-Aranha escalando uma parede) enquanto estica os membros opostos. Desça numa flexão meio fora de esquadro cada vez que fizer o movimento para a frente. Repita 20 vezes.

- Treino de sombra

Segurando os pesos e com um cotovelo junto às costelas, jogue o outro braço para frente e para cima, como se fosse socar alguém. Dobre os joelhos e recolha o braço. Repita de 20 a 30 vezes de cada lado.