Topo

Dieta detox sem glúten e lactose ajuda a eliminar 3 quilos em dez dias

Adotada por muitas famosas, esse tipo de dieta tem como base alimentos desintoxicantes - Thinkstock/ Fonte: Run&Fun
Adotada por muitas famosas, esse tipo de dieta tem como base alimentos desintoxicantes Imagem: Thinkstock/ Fonte: Run&Fun

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

18/02/2013 10h00

O Carnaval costuma deixar boas memórias e uma dose de nostalgia, mesmo para quem aproveitou a ocasião para descansar. No entanto, a folia também pode deixar alguns quilinhos a mais como recordação. "Nesse período, as pessoas não comem direito, consomem muitos alimentos gordurosos e ingerem bebidas alcoólicas. Isso pode acarretar o ganho de até 3 quilos”, explica a nutricionista Elaine Fontes, do Spa Loongevity by Sisley, que elaborou uma dieta detox sem glúten e sem lactose para emagrecer esse excesso em dez dias.

Adotada por muitas famosas, esse tipo de dieta tem como base alimentos desintoxicantes. "Quando a pessoa segue uma alimentação desregrada, ela está exposta a muitas toxinas prejudiciais ao fígado, ao rim e ao intestino. A dieta detox serve como uma faxina no organismo, pois ajuda a melhorar o funcionamento dos órgãos", orienta Fontes.

Além do glúten e da lactose, que são retirados para melhorar o funcionamento do sistema digestivo, as gorduras, carnes vermelhas e açúcares também são retirados do cardápio. "Tiramos alguns grupos de alimentos para colocar outros termogênicos que aceleram o metabolismo, bem como gorduras consideradas 'boas', como o azeite", justifica. O consumo de nutrientes ricos em vitaminas C, D, B12, selênio, acido fólico e ferro, que costumam estar presentes nas hortaliças, sementes e leguminosas, também está liberado.

Como a quantidade de calorias no cardápio é baixa, a dieta não deve ultrapassar dez dias. "Tem gente que acha que só porque deu resultado pode passar um mês com a mesma alimentação, mas pode ocorrer uma perda nutricional. É importante ter um acompanhamento", aconselha Fontes.

Líquidos à vontade

Para alcançar o resultado desejado o consumo de líquidos é um aliado no processo. A nutricionista afirma que chás e sucos são termogênicos muito importantes no processo de desintoxicação. "Os chás são diuréticos e ajudam a drenar; muitos também ativam o metabolismo, como o verde, o de gengibre e de hibisco", explica.

Já os sucos devem ser preparados em centrífugas, e não batidos no liquidificador, para preservar todas as propriedades presentes nas frutas. "Os sucos detox devem fazer parte da dieta, pois frutas como abacaxi, melancia e couve potencializam a dieta", revela.

A água também não deve ser deixada de lado. A recomendação da nutricionista ao seguir o cardápio detox é ingerir 2,5 litros por dia. "A água purifica o organismo. É tudo conjunto porque precisa tomar muita água, comer direitinho, sem pular refeições para eliminar os quilinhos a mais e melhorar o funcionamento do corpo", define.

Exercícios leves são indicados

Por ser uma dieta com poucas calorias diárias, não é recomendável praticar atividades físicas intensas, como musculação ou corrida. "Tem profissionais que permitem, mas é preciso ter acompanhamento, pois o gasto energético já é alto devido ao cardápio pouco calórico", afirma Fontes.

"A pessoa não vai conseguir fazer uma atividade muito pesada seguindo esse cardápio, pois quem faz academia precisa de um tipo de alimentação específico para suprir as necessidades", exemplifica. O ideal, segundo a nutricionista, é optar por uma caminhada leve durante esses dez dias.

Sugestão de cardápio

Café da manhã1 copo de suco de 200ml feita na centrífuga com uma maçã, uma pêra, um inhame e uma folha de couve manteiga
2 torradas sem glúten
2 colheres de chá de geleia de frutas sem adição de açúcar
Lanche da manhã½ mamão papaya com uma colher de sopa de Chia
1 xícara de chá verde gelado
Almoço2 colheres de sopa de arroz integral
1 filet médio de pescada branca grelhada
Salada de alface, agrião, pepino, tomate cereja e rúcula
½ colher de sopa de orégano
1 colher de chá de azeite extra-virgem
2 colheres de sopa de beterraba e brócolis cozidos no vapor
Sobremesa1 fatia de abacaxi com ½ colher de chá de gengibre ralado
Lanche da tarde1 banana aquecida no micro-ondas com 1 colher de chá de canela em pó e 1 colher de sopa de castanha do pará picada
JantarUm prato fundo de sopa de salsão, espinafre, cenoura, repolho roxo, painço, cebola e alho-poró
Ceia1 xícara de chá de hibiscos, maracujá, alecrim e anis estrelada

Veja algumas receitas de sucos desintoxicantes

Receita 14 folhas de couve
1 maçã
½ porção de gengibre
Bata tudo na centrífuga
Receita 21 xícara de chá de repolho roxo
1 laranja
1 pêra
Bata tudo na centrífuga
Receita 31 cenoura
½ colher de chá de canela em pó
1 tomate
Bata tudo na centrífuga