Vida saudável

Atualizada em 01.07.2015 17h35

Aparelho bucal que obriga usuário a mastigar direito ajuda a emagrecer

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

"Dispositivo bariátrico intrabucal": um nome difícil para um aparelho bem simples que promete reduzir a quantidade de comida ingerida ao obrigar o usuário a mastigar mais. De acordo com o ortodontista Gerson Köhler, membro da Abor (Associação Brasileira de Ortodontia), estudos divulgados por institutos e universidades americanas revelam que o aparelho reduz em 23% a ingestão de alimentos, o que significa 533 calorias a menos por refeição.

Feito de resina acrílica, o dispositivo deve ser colocado no palato (céu da boca) 15 minutos antes das refeições. "Como o espaço na boca diminui, a pessoa não consegue deixar de mastigar de 20 a 30 vezes cada bocado, sem contar que não é possível colocar um pedaço muito grande", explica Köhler.

A saciedade, que pode ser alcançada mais rápido quando a pessoa mastiga mais vezes, é determinante para quem busca emagrecer. "O cérebro demora 20 minutos para registrar que o estômago está cheio, portanto se a pessoa come muito rápido, sem mastigar direito e sentir a textura dos alimentos, ela enche o estômago e ingere até 30% a mais de calorias", declara Köhler.

O membro da Abor defende que o aparelho, que não causa nenhum tipo de malefício para a saúde bucal, pode ser usado socialmente, pois não gera constrangimento. "Ninguém nota que a pessoa está usando algo, é bem fácil de colocar e dá para conversar", destaca o ortodontista, que leva em consideração que é necessário um período para se adaptar, já que a boca é sensível.

Já o protesista Guilherme Lopes, da clínica Sorriso Moema, diz que o aparelho pode causar, sim, desconforto. "A pessoa não consegue falar direito; ele não machuca, mas incomoda, pois a língua está acostumada a encostar no céu da boca e como o espaço dessa região fica menor com o aparelho, é mais difícil se adaptar", relata.

Tratamento multidisplicinar

Aliado no processo de emagrecimento, o dispositivo bariátrico é indicado para pacientes que comem muito rápido e tem sobrepeso, ou seja, IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 25. "Ele também não pode ser usado por crianças, adolescentes e pacientes com transtornos alimentares, como bulimia e anorexia", destaca Köhler.

Mas os interessados no novo método não devem procurar primeiro pelo ortodontista. "É um tratamento multidisciplinar. Endocrinologista, nutrólogos, nutricionistas encaminham o paciente para confeccionar o aparelho, que é totalmente personalizado, e demora menos de uma semana para ficar pronto", aponta Lopes. "O dentista também tem que acompanhar uma vez ao mês quem está usando o aparelho para verificar se está adaptado corretamente", completa Köhler.

Por determinações do Conselho Federal de Ortodontia, os especialistas não divulgam o preço do aparelho. Mas Köhler diz que "o custo-benefício é acessível".

A disciplina para usar a invenção e se alimentar corretamente permanece como peça fundamental no processo de emagrecimento. "É preciso que o paciente tope mudar seus hábitos e seguir as recomendações alimentares do endocrinologista ou do nutricionista, bem como o tempo de uso do aparelho. Senão nada adianta", avisa Lopes.

Para Köhler, o aparelho é ótimo para fazer com que a mastigação pare de ser negligenciada. "É preciso mastigar devagar, apreciar o sabor e textura dos alimentos, pois isso ajuda a emagrecer. Sempre digo: não sinta inveja das pessoas magras, seja uma delas", finaliza.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

BBC
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
UOL Estilo
UOL Estilo
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
Estilo
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo