Boa forma

Mudança na alimentação fez Garoto Fitness SP reduzir percentual de gordura

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

Foi um anúncio de revista com o Garoto Fitness Brasil 2012, Júnior Moreno, que despertou a vontade em Diogo Franca de participar da competição. "Eu estava treinando e vi a revista na academia e surgiu um desejo de participar e logo falei pros meus parceiros de treino que ia começar a treinar para competir no concurso e queria ganhar", conta o modelo, que foi eleito o Garoto Fitness São Paulo 2013, na última quinta-feira (21). O concurso elege o homem mais bonito e sarado das academias do Estado de São Paulo.

Diogo levou nove meses para se preparar para a competição e durante esse tempo seu treino e cardápio foi modificado conforme o período e o objetivo para ser eleito Garoto Fitness. As alterações foram sempre realizadas com a supervisão do personal trainer Paulo Lima e do nutricionista esportivo Rodolfo Peres.

Nos primeiros cinco meses, Diogo manteve uma alimentação rica em carboidrato e proteínas. "Eu fazia oito refeições ao dia, sendo só a última sem carboidrato e feita apenas com alimentos ricos em proteína e gordura boa", explica. Ele também passou a treinar de segunda a sábado, com intervalos na quarta-feira e no domingo. "Eu também aumentava o tempo dos aeróbicos para duas vezes na semana", conta.

Quando faltava apenas quatro meses para a competição, Diogo alterou novamente a alimentação. "Passei a comer mais proteína e menos sódio e carboidratos, teve alguns dias que eu quase não comia nenhum carboidrato", afirma o modelo, que passou a beber ainda mais água e chegava a consumir de cinco a seis litros por dia.

Nas manhãs em que o carboidrato estava liberado, ele comia mingau de aveia com água e 45 gramas de whey protein, além de uma omelete com oito claras e uma gema. "No almoço e na janta eu optava pelas proteínas, como carne, peito de frango e salmão grelhado", lista o modelo, que sempre teve uma alimentação saudável com muitas verduras e carboidratos integrais.

Durante esse período o objetivo do treino de Diogo também foi modificado, já que o concurso estava mais próximo. "Nessa fase a prioridade não era mais emagrecer, definir ou ganhar massa, mas sim reduzir o percentual de gordura corporal", destaca o Garoto Fitness São Paulo 2013 que reduziu esse índice de 12% para 6%.

A suplementação aliada à alimentação e o treino também foi primordial para a conquista do título. Antes de cada refeição ele toma BCAA em pó diluído em água e também faz uso de glutamina, Waxy Maize, whey protein, polivitamínicos, vitamina C e ômega 3. "Antes do treino eu também tomo uma fórmula a base de citrulina e argenina.

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