Topo

Tudo sobre Hipertensão

Sintomas, Cuidados e Tratamento


Andar reduz risco de doença cardíaca tanto quanto correr

Do UOL

Em São Paulo

05/04/2013 07h00Atualizada em 27/11/2018 15h52

Você não é chegado à corrida? Não se preocupe. Um estudo mostra que caminhar em ritmo intenso é tão eficaz quanto correr no que se refere à prevenção de problemas como pressão alta, colesterol ruim e diabetes. Os resultados foram publicados nesta quinta-feira (4) em uma revista da American Heart Association.

Os pesquisadores analisaram 33.060 corredores e 15.045 praticantes de caminhada. Eles descobriram que as duas atividades geraram reduções similares de risco para doenças cardiovasculares, em uma análise que durou seis anos. Os participantes do estudo tinham entre 18 e 80 anos. Os homens representavam 21% dos praticantes de caminhada e 51,4% dos corredores. 
Ao contrário de estudos anteriores, os pesquisadores avaliaram os efeitos da caminhada e da corrida em termos de distância, e não de tempo. Veja o que os pesquisadores descobriram:
- Correr reduz o risco de hipertensão em 4,2% e andar, em 7,2%
- Correr reduz o nível de colesterol ruim em 4,3% e andar, em 7%
- Correr reduz o risco de contrair diabetes em 12,1% e andar, em 12,3%
- Correr reduz o risco de doença coronária em 4,5% e andar, em 7%
Segundo o principal autor do estudo, Paul Williams, da Universidade de Berkeley, na Califórnia, as pessoas vivem buscando uma desculpa para não fazer exercício. Mas uma atividade simples, como caminhar, tem um impacto importante na manutenção da saúde, e pode ser praticada por qualquer um.