Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Ex-sedentária seca 20 quilos e vence competição de fitness

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

17/06/2013 07h00Atualizada em 03/01/2017 18h20

Mariana de Oliveira nunca gostou de academia e não enxergava que estava gordinha até ver as fotos de um casamento de família. "Fui madrinha e fiquei chocada quando vi as imagens, porque eu não me via daquele jeito", conta. O susto foi a motivação para ela dar uma segunda chance para a academia e cortar as frituras e doces da alimentação. A reeducação deu tão certo que Mariana eliminou 20 quilos e ainda venceu a categoria Bikini na competição da IFBB Brasil (Confederação Brasileira de Musculação, Fisiculturismo e Fitness).

A fisiculturista eliminou os 10 primeiros quilos com a reeducação dos hábitos alimentares e exercícios. "Comia mal, pois tudo era lanche, fritura e besteiras. Comecei a me alimentar seis vezes ao dia; nunca tinha comido tanto, mas agora estava comendo os alimentos certos", conta. Ela também fazia uma hora de exercícios aeróbicos com musculação.

Com a autoestima fortalecida, Mariana largou o emprego que a desagradava e criou a loja de roupas fitness Las Chicas. "Via as mulheres treinando estilosas e comecei a me inspirar, porque dá um outro pique você ir pra academia usando uma roupa bonita", define a empresária, que se diz apaixonada pelo seu próprio negócio.

Mais magra e com o objetivo de começar a participar de competições de fisiculturismo, Mariana buscou a consultoria de dieta e treinos online com Roberto Bueno. "Logo no primeiro mês já perdi 5 quilos e notei o quanto meu corpo mudou", conta. O cardápio foi baseado sempre em uma proteína com baixo teor de gordura e um carboidrato de baixo índice glicêmico. "Os alimentos sempre mudam, mas as proteínas variam entre frango, tilápia, patinho e atum, enquanto os carboidratos variam entre batata doce e mandioquinha", lista.

Omelete doce

  • Ingredientes:
    5 claras
    Meio sachê de clight do sabor de sua preferência (usei de laranja)
    Dez gotas de sucralose
    Uma colher de chá de canela
    Uma colher de chá de coco ralado sem açúcar

    Modo de preparo: Misture tudo no mixer ou no liquidificador. Unte uma frigideira com pam e deixe-a bem quente. Despeje a massa e abaixe o fogo quase no mínimo. Vire quando a massa estiver desgrudando e deixe apenas alguns segundos. Retire do fogo e está pronto! Eu polvilhei ainda mais uma colher de café de canela com um sachê de sucralose em pó, pra efeito de bolinho de chuva

As saladas podem ser consumidas à vontade, mas os outros ingredientes são todos pesados e calculados. Gelatina diet, pasta de amendoim integral, coca-cola zero e a pipoca zero também estão liberadas por Bueno. "Quando sinto falta de doce misturo a pasta de amendoim integral com whey e faço um brigadeiro. Já a pipoca zero sempre como no fim do dia sem sal e tempero, pois tem pouco carboidrato e muita fibra", explica.

Como adora cozinhar, Mariana deixa todos os alimentos preparados no dia anterior e adora variar nas receitas. "Calculo quanto de determinado ingrediente eu preciso comer durante uma refeição e crio novas receitas, como um salgado de batata doce com carne moída ou torta de frango com cottage e couve-flor", indica. Ela também criou uma receita de omelete doce para os dias em que sente muita falta de açúcar.

Mariana também se dá o direito ao dia do lixo para não se desestimular com a dieta restrita. "Costumo sempre fazer essa refeição no fim de semana e adoro comer hambúrguer e pizza", confessa, aos risos. Mas quando está próxima de uma competição, a fisiculturista não tira uma brecha da dieta e fica com a alimentação focada no frango com batata doce. Ela também não deixa de beber água no dia do concurso.

Companhia para treinar

A categoria Bikini requer um shape magro e torneado, portanto Mariana não faz o treino com cargas muito pesadas. "Não posso ganhar muito tamanho, pois é um padrão que pede músculos de qualidade e com um bom tônus muscular, mas nada muito grande", explica a fisiculturista.

Para ela, ter com quem ir para a academia é um grande incentivo, especialmente para quem está começando. "Meu namorado me ajudou muito quando eu comecei a ir, pois ele me ajudava a frequentar sempre de segunda a sábado", revela. Para ajudar no treino, o único suplemento que Mariana usa é o whey protein.