Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito

Atriz que já foi capa da Playboy não abusa nem no "dia do lixo"

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

22/07/2013 07h00

Alice Ramos não venceu o "Casa Bonita 5", mas tem colhidos os sucessos de ter participado do programa. Além de estampar a capa da Playboy de maio com mais três companheiras, ela foi escalada para interpretar a personagem Cléo, no seriado "Caravana", que estreou este mês no Multishow. E como muitos trabalhos têm aparecido, Alice segue a dieta corretamente e não abusa nem mesmo no "dia do lixo". "Às vezes aparece um trabalho do nada e eu preciso estar bem, não posso pedir para esperarem uns dois ou três dias pro meu ‘shape’ ficar melhor", afirma.

A atriz deixa para usar o dia livre sempre no fim de semana, mas mesmo na ocasião ela não come frituras e doces. "Se eu tenho vontade de comer uma pizza, não escolho um 'sabor gordo', tipo quatro queijos; opto pela de rúcula", ensina. Ela também aproveita o dia para se deliciar com comida japonesa, uma de suas paixões. "O bom é que eu não como batata frita, por exemplo, e não sinto falta. E pra completar eu não sou muito fã de doces, só como mesmo quando estou de TPM", revela.

Alice mantém uma alimentação balanceada composta de seis refeições diárias. "Quando tenho algum trabalho próximo faço uma dieta mais rígida, diminuo um pouco o carboidrato e aumento a quantidade de exercícios aeróbicos", afirma. No café da manhã, a atriz come um pão sem glúten com peito de peru e um suco natural. "Também gosto de frutas, como melão, abacaxi e mamão", acrescenta.

No almoço, a preferência é pelo filé de frango grelhado, pois Alice não gosta muito de carne vermelha. Ela também adiciona no prato o arroz integral e a salada. Como não gosta de carregar marmitas, a atriz opta por lanches intermediários mais fáceis de carregar, como batata doce, um shake de proteína ou um mix de castanhas e amêndoas. À noite, o cardápio varia entre omelete de clara com peito de peru e salada com frango. "Eu corto o carboidrato no jantar", conta.

Cardápio nas viagens

Quando está viajando durante gravações, Alice tenta ao máximo comer de forma saudável. "Quando a gente foi gravar o seriado não tinha arroz integral no restaurante, portanto eu só comia salada e um grelhado", revela. Para evitar os pães de farinha branca durante o café da manhã, ela também tomava seu shake de proteína.

O treino também sofre alterações de acordo com o ritmo das gravações. "Ficamos um mês inteiro gravando o 'Caravana' dia e noite, então fiquei sem treinar, mas como meu corpo já estava acostumado e eu continue fazendo a dieta corretamente, não engordei nesse período", relembra.

Com 18 capítulos gravados, a série deu a oportunidade para que Alice pudesse atuar. "Foi preciso decorar texto, trabalhar as expressões faciais e eu gostei muito. Pretendo seguir nessa área", afirma.

Durinha e definida

Alice já se exercita há oito anos e sempre gostou de malhar. O foco do treino da atriz, elaborado pelo personal trainer Bruno Calado, é aumentar a definição muscular. Com o trabalho de musculação e exercícios aeróbicos, Alice frequenta a academia de segunda a sexta-feira para manter os 58 quilos distribuídos em 1,67 m de altura.

Ela também conta com a ajuda de suplementação para turbinar os resultados do treino. "Tomo um termogênico voltado para mulheres na parte da manhã. Ele é bom porque dá energia para treinar e não deixa o coração muito acelerado", destaca. Ela toma também o Waxy Maize, proteína, combinada com glutamina. Já na parte da noite, a atriz toma caseína antes de dormir.

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Não pode correr por causa do impacto? Veja boas opções de treino aeróbico

Quando falamos em treinos para emagrecimento, logo vem na cabeça a corrida, certo? E realmente a corrida tem uma eficiência incrível em queimar aquelas gordurinhas. E como aquelas pessoas que sentem dores fortes principalmente nos joelhos podem praticar algum exercício que a leva a perder peso e melhor seu condicionamento físico? Se você é uma dessas pessoas, hoje vou passar pra você opções muito simples e tão eficazes quanto a corrida. Toda academia, seja grande ou aquela academia pequena de prédio tem uma bicicleta ergométrica, e na maioria das vezes ninguém utiliza a pobre coitada, a preferência total é pras esteiras. Essa bicicleta indoor pode proporcionar uma queima calórica tão alta quanto a corrida, tudo depende do quanto de esforço você vai aplicar no treino. E pra você que sente dores durante exercícios de impacto fique tranquilo, com o ajuste correto essa bike vai te deixar muito confortável para pedalar sem dores, e ainda promover um possível diminuição das dores, dependendo do seu caso clínico de dores. E o que é mais legal, todas as bikes, exceto aquelas de spinning, já vem com programas de treino prontos, então você pode escolher qual será o estimulo que será aplicado na sua sessão do dia. É uma questão de empenho pra gerar desempenho. Então, sem dores nos joelhos, boas calorias queimadas promovendo também um fortalecimento muscular. Outra boa opção pra quem não pode treinar com impacto é o transport, ou elíptico. Talvez poucos conheçam por nome, mas é um aparelho altamente eficiente na queima calórica, além de que estimula muito a musculatura dos membros inferiores. Esse transport é aquele exercício que parece que está esquiando, com os dois braços de apoio que parecem com duas antenas. Então esse aparelho estranho tem muitos benefícios a trazer pra você que não pode correr. Além de ter os mesmo programas das bikes, como variação de carga simulando subidas, você pode ter uma variação de velocidade, ou até mesmo os dois juntos, tudo depende do programa selecionado e também do seu esforço durante a sessão, esse aparelho permite que os braços sejam estimulados durante o treino, o que torna sua sessão mais intensa ainda. Olha ai, duas opções muito simples que são altamente eficientes que vão te ajudar a treinar pesado sem se preocupar com as dores. Agora aproveita as dicas, vai lá pra sua academia e quebra tudo.

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