Inspiração pra fazer da atividade física um hábito

Livro traz alongamentos para fazer antes e depois dos exercícios

Do UOL, em São Paulo

31/07/2013 07h00

Para manter os músculos flexíveis e preparados, muitos professores de Educação Física recomendam alongar antes e depois das atividades físicas. De acordo com Bob Anderson, um dos principais especialistas do tema no mundo, esse exercício é fundamental para manter a flexibilidade e evitar lesões comuns, frequentes em quem pratica algumas atividades físicas.

Na edição revisada, atualizada e ampliada do livro "Alongue-se" (Ed. Summus Editorial), Anderson comemora os 30 anos do título e traz dez novas séries de alongamentos para pessoas que trabalham em escritório e no computador, dicas de ergonomia e prevenção de lesões por esforços repetitivos. Além dos alongamentos específicos para fazer antes e depois de uma caminhada, corrida, jogo de tênis, natação, partida de futebol, entre outros esportes.

Anderson considera o alongamento como uma atividade sem contraindicação, além de deixar claro que não é normal sentir dor durante a execução das posições. "Não se deixe enganar. Se executado corretamente, o alongamento não provoca dor. Aprenda a prestar atenção ao seu corpo, pois a dor indica que algo está errado", recomenda.

A nova edição do livro também contém 150 alongamentos com instruções simples, indicada também para médicos, profissionais de saúde, terapeutas corporais e fisioterapeutas na prescrição de exercícios para pacientes. "O alongamento é uma atividade suave, simples, que pode ser executada por qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer hora", finaliza Anderson.

"Alongue-se"
Autor: Bob Anderson
Ed. Summus Editorial
240 páginas
R$89,90

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Movimento

Topo