Boa forma

Japonês promete emagrecimento com exercício de respiração profunda

Do UOL, em São Paulo

01/08/2013 07h00

Esqueça os gastos com academia e personal trainer. Para emagrecer e manter a forma basta respirar fundo de dois a cinco minutos todo dia. É o que prega uma nova dieta japonesa apelidada de "Long Breath Diet" ou "Dieta da Respiração Longa" (em tradução livre). O método foi criado pelo ex-ator japonês Miki Ryosuke, 55 anos, e ele garante que emagreceu mais de 10 quilos em apenas sete semanas com a medida, além de perder cinco centímetros de cintura.

Ryosuke explica que seguir a "dieta" é simples, basta dedicar de dois a cinco minutos no dia para se concentrar e fazer respirações longas e expirar de forma agressiva. Ele conta que inventou o método sem querer, enquanto praticava técnicas de respiração para diminuir as dores nas costas, de acordo com o Daily Mail.

Ao descobrir que estava emagrecendo, Ryosuke elaborou o exercício, que consiste em manter o corpo numa posição específica antes de inspirar por três segundos e depois expirar com força por sete segundos. De acordo com o ex-ator, as pessoas que praticam esta técnica de dois a cinco minutos por dia conseguem resultados rápidos.

  • A "dieta" teria a capacidade de aumentar a força muscular e acelerar o metabolismo

Segundo o Daily Mail, há duas maneiras de praticar a "Dieta da Respiração Longa". A primeira consiste em contrair os glúteos, com um pé apoiado em frente ao corpo e jogar o peso do corpo no pé de trás. Nessa posição é preciso inspirar por três segundos ao levantar os braços acima da cabeça e depois expirar por sete segundos, contraindo os músculos do corpo.

A outra maneira de seguir a técnica consiste em seguir o mesmo esquema de respiração, mas em outra posição corporal. Ainda com os glúteos contraídos, é preciso colocar uma mão sobre o estômago e a outra na lombar. Ele indica, então, inspirar por três segundos e depois expirar durante sete, mantendo o estômago 'segurado'.

Jill Johnson, criador do Oxycise, outro programa de perda de peso com base na respiração, afirmou ao site Oddity Central que o método ajuda a queimar gordura. "A gordura é composta de oxigênio, carbono e hidrogênio. Quando o oxigênio que respiramos chega a estas moléculas de gordura, ele os quebra em dióxido de carbono e água", explicou à publicação.

"O sangue, então, pega o dióxido de carbono - um subproduto do nosso corpo - e o devolve para os pulmões para ser expirado. Portanto, quanto mais oxigênio o nosso corpo usa, mais gordura é queimada", completa Johnson.

Técnica duvidosa

A "dieta" baseada na longa respiração teria a capacidade de aumentar a força muscular e acelerar o metabolismo, pois aumentaria os níveis de oxigênio no sangue. No entanto, a maioria dos especialistas questiona o método.

Richard Godfrey, fisiologista do Olympic Medical Centre, na Inglaterra, diz que a eficácia da técnica é altamente duvidosa. "A única maneira de queimar gordura e acelerar o metabolismo é praticando atividades de média ou alta intensidade, como remo, caminhada ou corrida", afirmou ao Daily Mail.

"A respiração profunda e exercícios suaves de cinco minutos por dia não queimam calorias suficientes para transformar o corpo", sentencia Godfrey.

Ian Macdonald, professor de fisiologia metabólica da Escola de Ciências Biomédicas em Derbyshire, ainda adverte que respirar profundamente pode causar mais mal do que bem. "Inspirar e expirar profundamente pode perturbar o equilíbrio entre o dióxido de carbono e o oxigênio no corpo, necessário para neutralizar o sangue. Isso pode causar tonturas e até mesmo fazer com que a pessoa desmaie", revelou ao Daily Mail.

Macdonald também duvida que a respiração consiga queimar a gordura do corpo. "A contração dos músculos causada pelo exercício mobiliza as reservas de gordura, mas isso só acontece em atividades intensas, que aciona energia suficiente para eliminar a gordura", completa.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Especiais
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
Topo