VivaBem

Ex-Fazenda segue dieta sem sódio para estreia no MMA

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

05/08/2013 07h00

Halan Assakura causou muita polêmica durante sua passagem pelo reality show "Fazenda de Verão", na Record. Com personalidade forte, o ex-peão tem se dedicado durante o ano todo para sua estreia no MMA, prevista para dezembro. Para isso, ele terá de eliminar 9 quilos com uma dieta restritiva uma semana antes da pesagem, realizada antes de cada luta na modalidade.

A luta sempre esteve presente na rotina do publicitário. Foi graças a ela, e a uma dieta baseada em verduras, legumes, proteína e seis litros de água, que ele eliminou 30 quilos aos 13 anos de idade para conquistar uma garota. "Fiz essa dieta durante as férias e foi terrível porque eu queria comer guloseimas de criança e não podia. A transformação valeu a pena, pois além de conquistar a garota, logo em seguida eu comecei a lutar judô e jiu-jitsu", conta.

Para Halan, a luta não só ajudou a eliminar os quilinhos a mais, mas também propiciou o aumento na autoestima. "Normalmente quem sofre bullying por estar acima do peso na infância, como eu sofri, torna-se uma pessoa insegura. A arte marcial ajuda a emagrecer, estimular o corpo e aumentar a autoestima", opina.

E para se dar bem no MMA, o publicitário precisará de muita dedicação nos treinos e na alimentação. Antes da pesagem, ele só poderá comer carboidratos de baixo índice glicêmico, como batata doce, mandioquinha e arroz integral, além de peixes e carne branca. "Dou preferência à tilápia, que é o peixe com menor concentração de gordura", acrescenta.

Para aumentar a absorção de proteína, Halan também consumirá brócolis e couve-flor. O adoçante e o sódio também serão cortados do cardápio no período. "O adoçante às vezes contribui para alguma retenção líquida e, antes da pesagem, a gente precisa desidratar. Também não vou poder consumir suplementos, como o whey protein, porque eles têm muito sódio na composição", justifica.

Nessa fase ele também consumirá vitaminas do complexo B concentradas que ajudam a eliminar a gordura. "O consumo de água também é diferente nesse período. Do dia 1 ao 5, o consumo de água vai aumentando de 2 litros até 6. No sétimo dia, a hidratação é normal e, no dia da pesagem, é só agua destilada, que é sem sódio", afirma.

Treino todo dia

Além da mudança de alimentação, a preparação para a luta envolve treinos diários de segunda a segunda. Os tipos de treinamento são divididos em dois: físico e técnico. "Ele faz a parte de treinamento físico duas vezes na semana e o objetivo é trabalhar força, potência e resistência à fadiga, que é o que os lutadores mais precisam durante a competição", explica o treinador Gustavo Barquilha, fisiologista da academia X-Gym.

O treino combina diferentes movimentos usados na luta, além de simular golpes com carga. "Quase todos os exercícios exigem que ele mantenha o core abdominal estabilizado, o que também ajuda a definir a musculatura", afirma Barquilha. Os treinos técnicos são os mais específicos para o MMA, portanto Halan faz aulas de muay thai, jiu-jitsu e boxe.

Alimentação fora da competição

Por já ter tido problemas com a balança, Halan não é de "enfiar o pé na jaca" quando não precisa fazer uma dieta mais restrita. Ele não limita a vida social e se permite ter de duas a três refeições livres por semana. "Pelo menos uma vez por semana eu vou a um restaurante mexicano e outro japonês", conta.

Além de ter cortado o feijão e o arroz branco há mais de um ano e meio, Halan só consome grãos integrais e dá preferência às proteínas sem gordura, como peito de frango, patinho e tilápia. "Nesse período eu também consumo refrigerantes zero", completa.

A suplementação também entra no dia a dia e ele consome de três a quatro doses de whey protein por dia. "Quando acordo, tomo o whey isolado, assim como no pós-treino, e durante o dia tomo a proteína concentrada, que tem presença de carboidrato e uma absorção mais gradual que me mantém saciado por mais tempo", explica.

A glutamina e o BCAA também são inseridos, bem como um pré-treino a base de cafeína para aumentar a disposição na hora da atividade física.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais VivaBem

Topo