Comportamento

Emagrecer pode ter impacto negativo nas relações amorosas, revela estudo

Getty Images/Thinkstock
A perda de peso foi negativa quando o parceiro não mantinha os mesmos hábitos saudáveis que o companheiro (a) Imagem: Getty Images/Thinkstock

Do UOL, em São Paulo

01/11/2013 12h13

Perder peso geralmente é benéfico para a saúde, mas quando uma pessoa emagrece, nem sempre o impacto é positivo no seu relacionamento. De acordo com um novo estudo da Universidade de Carolina do Norte e da Universidade do Texas, nos EUA, há um lado negativo na perda de peso, especialmente quando o parceiro não incorpora os mesmos hábitos saudáveis.

"As pessoas precisam estar cientes de que a perda de peso pode mudar um relacionamento para melhor ou pior, e a comunicação desempenha um papel importante na manutenção de um relacionamento", pondera Lynsey Romo, professor assistente na Universidade de Carolina do Norte e principal autor de um artigo sobre o trabalho.

Para o estudo, os pesquisadores entrevistaram 21 casais de diversas cidades dos Estados Unidos. Um parceiro de cada par havia perdido 30 quilos ou mais em menos de dois anos. As razões para o emagrecimento variavam de mudanças alimentares, atividades físicas e procedimentos médicos.

Cada membro do casal respondeu um questionário para avaliar o impacto da perda de peso do companheiro no relacionamento.

Os pesquisadores descobriram que, após a perda de peso, a comunicação dos casais melhorou. O parceiro que perdeu peso ficou mais propenso a falar sobre comportamentos saudáveis e inspirar seu/sua companheiro (a) a manter ou iniciar um estilo de vida mais saudável. Os casais em que ambos os parceiros foram receptivos a essas mudanças relataram também mais interações positivas e maior intimidade física e emocional.

No entanto, em alguns casos, a perda de peso resultou em problemas no relacionamento. Algumas pessoas que emagreceram incomodavam os parceiros para que eles seguissem o mesmo estilo de vida, o que causou tensão.

Quem não perdia peso se sentia inseguro pela conquista do parceiro.  Eles também se mostraram mais resistentes às mudanças e tentavam sabotar a dieta do companheiro com alimentos pouco saudáveis.

"O estudo concluiu que a mudança de estilo de vida do parceiro influenciou a interação dos casais de maneira positiva e negativa. Quando ambos optavam por serem mais saudáveis, a perda de peso foi favorável para as relações e deixaram os casais mais próximos. Mas se um dos companheiros resistia às mudanças e não apoiava o emagrecimento, o relacionamento sofria impactos negativos", avalia Romo.

"Essa pesquisa não deve dissuadir ninguém a perder  peso, mas sim mostrar às pessoas que isso pode afetar de alguma forma a relação amorosa", destaca Romo.

"É realmente importante para o parceiro de alguém que está seguindo uma dieta ser solidário com o outro, sem se sentir ameaçado pelas mudanças. Esta abordagem vai ajudar as pessoas a perderem peso sem comprometer o relacionamento.", acredita.

O estudo foi publicado no periódico Health Communication.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Comportamento
Redação
Redação
Da Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Comportamento
Redação
Redação
Redação
Redação
Comportamento
Redação
Redação
Redação
Redação
BBC
UOL Estilo
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
BBC
BBC
Redação
Blog da Morango
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Comportamento
Topo