Topo

Marmifit: pão de batata-doce sem glúten é ótima opção para antes do treino

Do UOL, em São Paulo

04/12/2013 07h00

Para não malhar com o estômago vazio, a boa pedida é sempre um lanche leve e saudável. No terceiro vídeo da série Marmifit, lançada pelo UOL Dieta e Boa Forma, a nutricionista Ana Lua Negrelli mostra como preparar um pão de batata-doce com 94 calorias. Sem glúten, ele é feito com o carboidrato ideal para quem quer emagrecer, pois tem baixo índice glicêmico e aumenta a sensação de saciedade.

Para fazer o salgado é necessário uma xícara e 1/2 de polvilho azedo (400 calorias), 90 gramas de batata-doce cozida (72 calorias), duas fatias de queijo minas (110 calorias), uma colher de sopa de azeite (100 calorias), uma colher de chá de sal (100 calorias), um ovo (60 calorias) e uma colher de sobremesa de fermento em pó. Uma opção para quem deseja aumentar o ganho de massa muscular é acrescentar metade de um scoop de whey protein sem sabor (50 calorias).

Antes de começar a preparar a receita, pré-aqueça o forno a 200ºC. Amasse a batata-doce cozida e reserve. Acrescente o queijo minas, o ovo, sal e azeite e depois misture todos os ingredientes. "O queijo é magro e ainda confere mais sabor ao pão de batata doce, além disso o ovo é um alimento rico em proteína, bom para quem malha", explica a nutricionista.

Depois acrescente o polvilho azedo e o fermento. Misture tudo manualmente até ficar homogêneo e amasse até a massa soltar dos dedos.

Separe a massa em bolas pequenas e coloque em uma forma untada com azeite e polvilho. Leve ao forno por cerca de 30 minutos. A receita rende oito pães de batata doce e cada um tem 94 calorias.