Inspiração pra fazer da atividade física um hábito

Veja a 1º fase do programa alimentar de nutricionista Andrea Santa Rosa

11/04/2014 19h33Atualizada em 15/04/2014 11h18

A fase da pré-limpeza é parecida com a dieta detox, pois não permite alimentos com glúten e laticínios. A nutricionista Andrea Santa Rosa, idealizadora do programa, explica que os nutrientes podem causar uma inflamação no corpo e prejudicar absorção de nutrientes.

Café da manhã

* Suco verde clássico

(A bebida deve ser preparada com uma maçã, uma colher de sopa de salsinha, uma folha de couve, um pedacinho de gengibre e folhas de hortelã à gosto. Adicionar 100ml de água)

* Uma fatia de pão sem glúten com uma colher de sobremesa de geléia sem adição de açúcar ou um ovo mexido

ou

* Um iogurte sem lactose com uma colher de sopa cheia de granola sem glúten

Lanche da manhã

* Uma fruta

Almoço

* Salada de folhas à vontade, temperada com balsâmico ou azeite.

A nutricionista explica que é importante não se restringir apenas a alface e também deve incluir folhas que agregam maiores valores nutricionais como espinafre, alface roxa, repolho, chicória, agrião. A coloração roxa, segundo Santa Rosa,  confere antioxidantes como antocianina, o espinafre, chicória e agrião possuem mais ácido fólico, ferro e vitamina C.

* Duas colheres de sopa de legumes no vapor ou refogados no azeite com ervas desidratadas

A nutricionista afirma que as ervas desidratadas possuem propriedades antifúngicas, principalmente orégano e alecrim.

* Duas colheres de sopa de arroz integral ou raízes, como batata doce, baroa, aipim, inhame

* Uma colher de sopa de grãos, como grão de bico, feijão, ervilha, lentilha

* Um filé de frango ou peixe grelhado, assado com azeite, manjericão, açafrão, limão e pimenta

Santa Rosa indica o consumo de carne vermelha duas vezes por semana devido à presença de aminoácidos essenciais e também de ferro.

Lanche da tarde

* Barrinha de cereal sem glúten

ou

* Três torradas sem glúten com uma fatia grossa de tofu amassado com ervas desidratadas, uma colher de sopa de azeite

* Chás diuréticos, como chá verde com gotas de limão ou hibiscos com canela

Jantar

Repetir o almoço; apenas excluindo o arroz ou os grãos

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