Boa forma

Anvisa proíbe venda de suplemento proteico para atletas

Reprodução
Laudo detectou quantidade de carboidrato superior a declarada no rótulo Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a distribuição e a comercialização, em todo o país, de lote do suplemento proteico para atletas, sabor baunilha, da marca Super Whey 3W Integralmédica.

A agência alegou, após análise de um laudo, que a marca contém mais carboidratos do que o indicado no rótulo. 

A resolução da agência foi publicada nesta sexta-feira (25) no Diário Oficial da União. Nela, a Anvisa proíbe que os suplementos do lote 003522 2, com vencimento em 04/2015, sejam distribuídos e vendidos. A empresa disse já ter providenciado o recolhimento do lote e a alteração do rótulo.

De acordo com o texto, foram detectadas quantidades de carboidratos superiores a 20% dos valores declarados no rótulo do produto em um laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz.

Em nota, a Integralmédica afirma que "procedeu de imediato os ajustes e adequações de rotulagem no que se refere à análise realizada pela Anvisa, no produto Super Whey 3W, sabor Baunilha, Lote 0035222, produzido em setembro de 2013".

Outra resolução da Anvisa, na mesma publicação, libera a importação, a distribuição e a comercialização dos lotes do produto Carnivor Bioengineered Beef Protein Isolate, sabores Chocolate, Vanilla Caramel, Fruit Punch, Strawberry, Chocolate Mint e Chocolate Pretzel, do lote 0297G3, fabricados por MuscleMeds e distribuídos por Nutrition Import Comércio Atacadista de Suplemento Ltda.

A Anvisa considerou a declaração da empresa fabricante, de que o produto, formulado para o Brasil, não contém as substâncias glutamina alfa-cetoglutarato (GKC), ornitina alfa-cetoglutarato (OKG), alfa-cetoisocaproato (KIC), desde julho de 2013, a partir do lote 0297G3. O produto também apresentou teores de B6 e B12 abaixo no nível de detecção.

O suplemento havia sido suspenso em fevereiro deste ano por apresentar teores de vitamina B12 e B6 acima da ingestão diária recomendada e conter as substâncias citadas acima, que não foram avaliadas quanto à segurança para consumo como alimentos.

Permanece proibida a importação, a distribuição e a comercialização dos lotes do produto anteriores ao lote 0297G3, fabricados antes de julho de 2013.

Também permanece proibida a distribuição e comercialização de todos os lotes do produto Carnivor Mass Beef Protein Gainer, fabricados por MuscleMeds Performance Technologies e distribuídos pela Nutrition Import Comércio Atacadista de Suplemento Ltda.

(Com Agência Brasil)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
UOL Estilo
do UOL
do UOL
Estilo
BBC
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
Estilo
BBC
do UOL
Corpo a Corpo
ESPN
Caras
ESPN
Estilo
Estilo
do UOL
ESPN
Corpo a Corpo
ESPN
ESPN
Estilo
ESPNW
Estilo
ESPN
Estilo
ESPN
ESPN
Harper's Bazaar
Harper's Baazar
do UOL
Topo