Topo

Homem perde 50kg em um ano com dieta arriscada composta apenas por batatas

Durante 12 meses, Andrew comeu de 3kg a 4kg por dia de batata - Reproduēćo/Instagram/@spudfit
Durante 12 meses, Andrew comeu de 3kg a 4kg por dia de batata Imagem: Reproduēćo/Instagram/@spudfit

Do UOL

15/12/2016 15h31

Após lutar com a balança durante anos e ter compulsão alimentar, um australiano de 36 anos decidiu tomar uma decisão extrema (e bastante arriscada): comer apenas batatas durante 12 meses para perder peso. 

Andrew Taylor conta em seu blog, o "Spud Fit", como adotou a dieta pouco recomendada pelos especialistas. "Fiquei pensando que, se eu tivesse outros vícios, como álcool e drogas, eu deveria parar completamente com aquilo e deixar passar. Mas, infelizmente, não poderia fazer isso com comida. Meu próximo passo foi pensar em como chegar o mais perto possível de deixar o vício em comida, mas ainda continuar tendo uma dieta nutritiva e saudável. Não poderia abrir mão de todas os alimentos, mas, talvez, poderia deixar vários de lado, exceto um?", escreveu o homem em sua página. 

De acordo com Andrew, ele passou semanas pesquisando e lendo livros científicos para descobrir qual alimento poderia ser a fonte ideal de nutrição. "Você literalmente tem tudo o que precisa nas batatas. Todo mundo sabe que é um alimento cheio de carboidrato, mas também tem proteína, fibra, vitamina C e ferro", disse o australiano. 

Mas como assim comer batatas todos os dias, em todas as refeições? O cardápio de Andrew era composto por 3kg a 4kg do tubérculo por dia. Porém, ele se alimentou de diversos tipos do alimento, além de aprender outras formas de preparo, incluindo uma receita de panqueca.

Apesar de hoje em dia falar bem de sua experiência, ele admite que os dois primeiros meses foram torturantes. Ainda assim conseguiu manter a vida social sempre levando sua marmita em reuniões dos amigos ou se certificando que o restaurante em que ia tinha batata no menu. 

Ele começou a dieta pesando 151 kg, em janeiro deste ano. Em abril, ele já tinha perdido 32 kg, aliando a dieta composta por batatas com exercício físico. No fim dos 12 meses do desafio, ele perdeu 50 kg. Andrew disse, ainda, que teve acompanhamento médico e fez exames clínicos constantemente. 

"Meu objetivo neste ano era descobrir outros jeitos de conseguir conforto que não fosse na comida, mas em outras áreas da minha vida", escreveu o australiano, que retratou todo o processo nas redes sociais,

"Na teoria, se eu conseguisse manter o meu plano até o fim do ano, eu poderia ter uma relação mais saudável com a comida", contou o homem, que disse que, além de perder peso, a dieta o ajudou a lidar com a depressão e a ansiedade. "Durmo melhor, melhorei a minha saúde mental e meu foco". As dores no corpo também se tornaram coisas do passado. "Minhas dores nas juntas por causa do futebol se foram". 

Festa da comilança

No dia 1 de janeiro, Andrew Taylor vai fazer a sua primeira refeição não composta apenas por batata e está até vendendo ingressos para o evento, que vai ser transmitido por um programa matinal australiano. Ainda assim, ele garante que o tubérculo não vai sair de seu cardápio. "Mas agora posso fazer acompanhamentos mais interessantes, como chili", falou em em entrevista ao site "News.au".