Topo

Aos 98 anos, instrutora de ioga mais velha do mundo tem pique de dar inveja

A instrutora de ioga mais velha do mundo, Tao Porchon-Lynch - Divulga??o
A instrutora de ioga mais velha do mundo, Tao Porchon-Lynch Imagem: Divulga??o

Do UOL

21/12/2016 15h57

Acha os movimentos de ioga impossíveis de seguir? A história de Tao Porchon Lynch pode dar um empurrãozinho. Aos 98 anos, a instrutora mais velha do mundo na modalidade tem muita história para contar – além de uma forma invejável para exibir.

Mestre de ioga, Tao Porchon-Lynch surpreende com flexibilidade e força - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Mestre de ioga, Tao Porchon-Lynch surpreende com flexibilidade e força
Imagem: Reprodução/Facebook

Nascida em 1918 em Pondicherry, na India, Tao foi criada pelo tio (a mãe morreu no parto) e viajou pela Ásia desde criança. Aos 8 anos, Tao teve seu primeiro contato com a modalidade que conquistou o ocidente. “Vi alguns meninos fazendo movimentos estranhos com o corpo na praia e achei que era um jogo”, diz em entrevista recente ao jornal americano “The New York Times”. Tao perguntou à tia se podia brincar também e foi repreendida, pois não era um jogo e não era para garotas. O interesse, obviamente, aumentou e a fez ficar famosa e entrar para o Guinness Book em 2012.

Ex-modelo, Tao não abre mão dos saltos altos - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Ex-modelo, Tao não abre mão dos saltos altos
Imagem: Reprodução/Facebook
A vida de Tao dá um filme: ela fez parte da resistência francesa ao exército de Hitler na Segunda Guerra Mundial; foi modelo eleita “as pernas mais longas da Europa” e desfilou para grifes como Jean Dessès, Coco Chanel, Jeanne Lanvin, Marcel Rochas, Jean Patou e Elsa Schiaparelli; foi seguidora de Gandhi; trabalhou em Hollywood; estudou vinho; e aos 87 anos, tornou-se dançarina em competições.

Hoje, a senhora que já passou por três cirurgias para colocar prótese no quadril, é instrutora de ioga em treino para novos professores ao redor do mundo, além de autora de uma autobiografia que cita, entre outros “conhecidos, Ernest Hemingway, General Charles de Gaulle, Prime Minister Nehru, Marlene Dietrich, Elizabeth Taylor, Michael Wilding, Marilyn Monroe, Bob Hope, Bing Crosby, Fred Astaire, Marcel Marceau e muitos outros.