Vida saudável

Colchão contra ronco, app para dormir...veja tecnologias contra a insônia

iStock
Mulher com insônia Imagem: iStock

Anna Fagundes

Do UOL

05/01/2017 10h18

Não faltam conselhos e macetes para garantir uma boa noite de sono - tomar leite quente, desligar o celular antes de ir para a cama, manter o quarto fresco... O que também existe aos montes são aplicativos e produtos que garantem ajudar os insones a relaxar e enfim parar de contar carneirinhos a noite toda para dormir.

A invenção mais recente é um colchão inteligente à prova de roncos. Segundo os fabricantes da marca norte-americana Sleep Number, o produto tem um sistema que analisa sons e é capaz de notar quando o usuário está roncando. Para eliminar o ruído, a cama inclina automaticamente a parte superior do colchão, fazendo com que o usuário possa voltar a respirar normalmente e, assim, pare de fazer barulho.

Quem não tem como investir em uma cama tecnológica pode apelar para os aplicativos de celular. O Snoring U, por exemplo, usa o microfone do aparelho para monitorar o volume dos roncos: caso seja detectada uma mudança de som no quarto, o celular começa a vibrar até que a pessoa se vire e, assim, pare de roncar.

Para não contar mais carneirinhos
Se o problema não é acordar com roncos, mas conseguir finalmente pegar no sono, a tecnologia também pode dar uma ajuda.

Divulgação/withings.com
Withings Aura: aparelho monitora sono e garante despertar tranquilo Imagem: Divulgação/withings.com
Por exemplo, já pensou em um aparelho que monitora o sono e ainda acorda o usuário de maneira menos traumática do que os rádios-relógios atuais? É a promessa do Withings Aura, uma mistura de abajur, despertador e aparelho de som que, em teoria, ajuda o usuário a pegar a dormir com sons relaxantes e luzes calmas que estimulam os hormônios do sono. Um aplicativo para celular, conectado ao aparelho, monitora a luminosidade, temperatura e ruídos do ambiente para ajudar a descobrir o que, exatamente, está impedindo a pessoa de dormir bem.

E, ao invés de contar carneirinhos, sempre é possível apelar para técnicas de relaxamento. O aplicativo Calm (para Android e iPhones), por exemplo, oferece programas para induzir o sono, seja com sessões de meditação guiada ou com histórias para dormir - sim, como as que a sua mãe ou avó contavam.

Há quem diga que os chamados "ruídos brancos" - como o som de uma televisão fora do ar ou ainda de chuva caindo do lado de fora - são tiro e queda para dormir. Pois há aplicativos para isso! O Sleepmaker Rain (disponível para Android e iPhones), por exemplo, permite até customizar o tipo de chuva que a pessoa deseja ouvir - desde uma garoa leve no telhado de um carro até uma chuva forte. 

Já o Relax Melodies (para Android, iPhones e Windows Phone), por sua vez, permite fazer uma combinação de sons para relaxar. Os criadores do aplicativo garantem que, em vinte minutos ou menos, o usuário já vai ter caído no sono. Se é verdade ou não, é questão de colocar um pijama bem confortável e testar.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
Agência Estado
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
Blog do Prem Baba
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
BBC
do UOL
Topo