Topo

Colchão contra ronco, app para dormir...veja tecnologias contra a insônia

Mulher com insônia - iStock
Mulher com insônia
Imagem: iStock

Anna Fagundes

Do UOL

05/01/2017 10h18

Não faltam conselhos e macetes para garantir uma boa noite de sono - tomar leite quente, desligar o celular antes de ir para a cama, manter o quarto fresco... O que também existe aos montes são aplicativos e produtos que garantem ajudar os insones a relaxar e enfim parar de contar carneirinhos a noite toda para dormir.

A invenção mais recente é um colchão inteligente à prova de roncos. Segundo os fabricantes da marca norte-americana Sleep Number, o produto tem um sistema que analisa sons e é capaz de notar quando o usuário está roncando. Para eliminar o ruído, a cama inclina automaticamente a parte superior do colchão, fazendo com que o usuário possa voltar a respirar normalmente e, assim, pare de fazer barulho.

Quem não tem como investir em uma cama tecnológica pode apelar para os aplicativos de celular. O Snoring U, por exemplo, usa o microfone do aparelho para monitorar o volume dos roncos: caso seja detectada uma mudança de som no quarto, o celular começa a vibrar até que a pessoa se vire e, assim, pare de roncar.

Para não contar mais carneirinhos
Se o problema não é acordar com roncos, mas conseguir finalmente pegar no sono, a tecnologia também pode dar uma ajuda.

Withings Aura - Divulgação/withings.com - Divulgação/withings.com
Withings Aura: aparelho monitora sono e garante despertar tranquilo
Imagem: Divulgação/withings.com
Por exemplo, já pensou em um aparelho que monitora o sono e ainda acorda o usuário de maneira menos traumática do que os rádios-relógios atuais? É a promessa do Withings Aura, uma mistura de abajur, despertador e aparelho de som que, em teoria, ajuda o usuário a pegar a dormir com sons relaxantes e luzes calmas que estimulam os hormônios do sono. Um aplicativo para celular, conectado ao aparelho, monitora a luminosidade, temperatura e ruídos do ambiente para ajudar a descobrir o que, exatamente, está impedindo a pessoa de dormir bem.

E, ao invés de contar carneirinhos, sempre é possível apelar para técnicas de relaxamento. O aplicativo Calm (para Android e iPhones), por exemplo, oferece programas para induzir o sono, seja com sessões de meditação guiada ou com histórias para dormir - sim, como as que a sua mãe ou avó contavam.

Há quem diga que os chamados "ruídos brancos" - como o som de uma televisão fora do ar ou ainda de chuva caindo do lado de fora - são tiro e queda para dormir. Pois há aplicativos para isso! O Sleepmaker Rain (disponível para Android e iPhones), por exemplo, permite até customizar o tipo de chuva que a pessoa deseja ouvir - desde uma garoa leve no telhado de um carro até uma chuva forte. 

Já o Relax Melodies (para Android, iPhones e Windows Phone), por sua vez, permite fazer uma combinação de sons para relaxar. Os criadores do aplicativo garantem que, em vinte minutos ou menos, o usuário já vai ter caído no sono. Se é verdade ou não, é questão de colocar um pijama bem confortável e testar.