Vida saudável

Bruna Marquezine usa roupa tecnológica para malhar; será que funciona?

Vivian Ortiz

Do UOL, em São Paulo

31/01/2017 16h46

Uma roupa que utiliza mais de 90% das fibras musculares em cada contração do exercício. Essa é a nova técnica que Bruna Marquezine encontrou para manter o corpo em forma. Seu personal trainer, Chico Salgado, divulgou uma foto em seu Instagram particular onde a atriz aparece usando uma espécie de colete especial. "Hoje foi dia de arrancar o couro da minha parceira @brumarquezine", brincou.

Segundo o profissional, a roupa especial vestida pela atriz força a eletroestimulação. "Conseguimos utilizar mais de 90% das fibras musculares em cada contração, potencializando todos os movimentos", explicou o treinador, na legenda. "Para quem não tem muito tempo como a Bruna, melhor coisa é esse treino".

Procurado pelo UOL, o estúdio Impulse, a primeira empresa a trazer a técnica para o Brasil, afirmou que a tecnologia de eletroestimulação possui muitos benefícios. Um dos principais seria a otimização do tempo, pois em apenas 20 minutos a pessoa faria um treino equivalente a duas horas de musculação, além de ativar grupos musculares não alcançado em um exercício comum. Outros famosos, como Grazi Massafera, Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso também são adeptos do treino.

Thomas Mosaner, ortopedista e especialista em medicina esportiva da Clínica Vivere Sanus, em São Paulo, outro espaço que já conta com a tecnologia, explica que isso acontece porque o aparelho faz o músculo ter uma contração muito intensa, trabalhando cerca de 300 deles ao mesmo tempo. "Os resultados variam de acordo com o objetivo. Atletas, por exemplo, conseguem ter ganho de potência e velocidade de explosão com a ajuda do método", diz.

Dependendo do plano escolhido, cada sessão sai na faixa de R$ 130. "A recomendação é que a pessoa faça no máximo duas delas por semana, pois é preciso um tempo de descanso entre um treino e outro", explica.

Precisa malhar

De acordo com o Prof. Dr. Waldecir Paula Lima, especialista em Fisiologia do Exercício (EPM/UNIFESP) e presidente da Comissão Especial de Saúde do Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo (CREF4/SP), a eletroestimulação é uma técnica antiga que vem sendo utilizada há tempos pela fisioterapia, constituída por vários estímulos, como a corrente russa , ajudando na recuperação de pessoas com lesão muscular.

Reprodução/Instagram/chico_salgado
Bruna posa com a roupa de ginástica especial Imagem: Reprodução/Instagram/chico_salgado

"Depois de alguns anos, as pessoas perceberam que ela poderia ser inserida no contexto de treinamento. Então, os professores de academia e personal trainers começaram a adicionar correntes elétricas aos treinos de musculação ou peso livre de seus alunos", explica. Segundo Lima, trabalhos científicos que uniram a eletroestimulação ao treinamento de força tiveram bons resultados.

Só não pense que a sua barriguinha extra vai sumir apenas por conta de alguns choques. Ele ressalta que a estratégia da eletroestimulação apenas é válida quando usada como um "plus", junto com o treinamento de força convencional. Exatamente como é feito por Bruna e seu professor.

"Na fisioterapia, a estimulação costuma ser usada em pessoas que querem evitar o processo de atrofia muscular, usando o estímulo externo para contrair o músculo. O errado é a pessoa ficar tentando estabelecer um bom trofismo muscular apenas com a ajuda de estímulos externos, pois está deixando de usar o comando fisiológico dela, sua parte neuro", explica.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

AFP
Estilo
Agência Estado
do UOL
do UOL
Blog do Prem Baba
Estilo
Estilo
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Blog Bella Falconi
do UOL
Estilo
Blog Luiz Sperry
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Nutrição sem neura
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
BBC
Estilo
Estilo
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Prem Baba
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Bella Falconi
Blog Luiz Sperry
do UOL
BBC
BBC
Topo