Vida saudável

Quer chegar aos 70 com a flexibilidade da sister Ieda? Veja estas dicas

Reprodução/Twitter
Ieda exibe toda sua flexibilidade para total choque da sister Roberta Imagem: Reprodução/Twitter

Juliana Simon

Do UOL

31/01/2017 14h04

A sister Ieda chocou brothers e a internet toda com seus alongamentos e a flexibilidade em dia diante das câmeras do "Big Brother Brasil 17". Aos 70 anos, a Miss Canoas 1964 mostra que tudo é uma questão de preparo físico. O UOL procurou especialistas para deixar a inveja e o sedentarismo de lado e começar o projeto de "contorcionista" já!

Lucas Natan, treinador do CrossFit Saude, e Patrícia Capucho, gerente de ginástica da Cia Athletica, lembram que a flexibilidade é uma capacidade física que pode ser sempre treinada e melhorada. Para isso, não caia na besteira de largar mão dos exercícios de alongamento durante toda a vida.

 

 

"Aulas de pilates, alongamento, ioga, trazem diversos benefícios em relação a nossa flexibilidade. Se não for possível realizar alguma dessas aulas, existem vários exercícios de alongamento que podem ser feitos em casa mesmo, que ja promovem grandes benefícios. Tirar 30 minutinhos por dia ou então a cada dois dias, vai com certeza manter nosso corpo preparado para nossas atividades diárias", diz.

 

 

Quer começar agora mesmo? O profissional dá a dica: o simples ato de se espreguiçar com vontade, segurando os braços lá no alto por 1 minuto ou mais, já é uma forma de alongamento.

Alongamento tem idade?

Como Ieda demonstra, idade também não é documento na hora de se alongar. Patrícia lembra que flexibilidade é uma capacidade física, como força, resistência, coordenação, então, quando treinada com segurança e orientada por um profissional da área, poderá ser realizada em qualquer idade.

"Algumas pessoas têm uma flexibilidade maior do que outras, portanto, o exercício de alongamento será o mesmo, mas talvez a amplitude do movimento será diferente", diz Lucas.

E ele complementa: "É muito interessante manter um certo nível de flexibilidade para com o passar dos anos, podermos manter os mesmos movimentos que fazemos quando mais novo. Por exemplo: agachar para pegar algo no chão, alcançar algo numa prateleira mais alta, ou até o simples movimento de deitar e levantar sem dificuldades. Portanto, os alongamentos podem e devem ser feitos em qualquer idade".

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