Topo

Suco de laranja pode auxiliar no emagrecimento, diz estudo da Unesp

O estudo da Unesp foi realizado com 78 participantes - Thinkstock
O estudo da Unesp foi realizado com 78 participantes Imagem: Thinkstock

01/02/2017 09h32

Diz o senso comum que o suco de laranja é altamente calórico e deve ser evitado quando se quer perder peso. Mas um estudo realizado pelo Laboratório de Nutrição do Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp (Universidade Estadual Paulista), em Araraquara (SP), constatou o contrário. A bebida pode auxiliar o processo de emagrecimento.

A pesquisa dividiu os 78 participantes em dois grupos, ambos seguindo uma dieta de baixas calorias. O primeiro consumiu 500 ml de suco de laranja, e o segundo não ingeriu a bebida. Depois de 12 semanas, os membros do primeiro grupo uma perda de peso similar.

A diferença é que os que beberam suco de laranja tiveram padrões metabólicos melhores, como maior sensibilidade à ação da insulina.

A maior sensibilidade à insulina significa que o hormônio produzido pelo pâncreas consegue “jogar” o açúcar para dentro da célula com mais eficiência, mandando ao cérebro a mensagem de que a pessoa está satisfeita e pode parar de comer.

Quando diminui a insulina circulante, o organismo passa a metabolizar melhor gordura e caem os padrões inflamatórios. Tudo isso contribui para o equilíbrio do metabolismo, o que faz com que o metabolismo funcione adequadamente, e a pessoa consiga emagrecer.

O estudo foi publicado na revista científica “Nutrition”, que é de quatro sociedades internacionais de nutrição (croata, tcheca, italiana e japonesa), e citado no blog “ConscienHealth”, de Ted Kyle, um dos maiores especialistas em obesidade no mundo.

Kyle diz que, apesar de o estudo ter sido feito em um grupo pequeno de participantes, dificilmente, o consumo moderado de sucos dificilmente representa um perigo para quem quer emagrecer. “O desafio reside em encontrar essa moderação”, escreveu o especialista em seu blog.