Vida saudável

Comprar frutas já cortadas é bem mais prático, mas será que é saudável?

iStock
Imagem: iStock

Denise de Almeida

Do UOL

14/02/2017 04h00

Cada vez mais comum nas prateleiras dos supermercados, as frutas já descascadas e cortadas têm a praticidade como vantagem, mas será que elas realmente são uma escolha saudável?

A nutricionista Paula Castilho explica que a melhor opção é sempre comer as frutas logo após descascá-las. "Quanto mais tempo se passa desde que se corta uma fruta, maior é a possibilidade de oxidação e perdas superficiais, como de água e de vitamina C". Se embalada a vácuo, Paula diz que a perda é menor, mas ainda assim existe.

Marcio Milan, superintendente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), explica que vender as frutas dessa forma é uma tendência que tem crescido. "Além da praticidade, a pessoa que mora sozinha prefere fazer suas compras de forma porcionada, para consumir no próprio dia ou no próximo”.

Mas é preciso estar atento às condições de limpeza na hora da escolha. "Quanto menos você depender de manipulação, mais higiênico será, sem dúvida nenhuma. Tudo que gera manipulação gera bactérias", garante o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria.

A nutricionista Paula lembra que os consumidores não conseguem avaliar bem como essa manipulação é feita. "Ainda mais por esses produtos serem processados artesanalmente”, analisa.

Risco de diarreia e salmonella

Outro ponto crítico é o tempo entre o corte da fruta e consumo. “Se a temperatura de armazenamento for maior do que 4°C, você tem até duas horas para se alimentar”, esclarece o Dr. Bactéria. "Nada é como você pegar a fruta, lavar e você mesmo cortar na hora de comer. Ou colocar em um pote com gelo em gel, que, assim, dura oito horas".

Fora da refrigeração, há o risco das bactérias se proliferarem. "Se tiver um coliforme fecal causador de diarreia, você pode ter diarreia. Pode ser uma salmonella também: se você usou a mesma tábua de corte em que corta frango cru e não a higienizou corretamente, você dá chances para ela crescer", orienta o biomédico.

A Abras orienta o consumidor a sempre verificar o frescor ao comprar esse tipo de produto, analisando a embalagem. "Quando é uma bandeja você só consegue ver a parte de cima da fruta. Nos potes transparentes você consegue ver o produto todo e você consegue analisar melhor", explica Milan.

Dr. Bactéria ensina: como lavar corretamente uma fruta?

  • Deixe na geladeira por pelo menos duas horas.
  • Lave em água corrente uma por uma (e tire o cabinho, se forem morangos).
  • Faça uma solução de duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio por litro de água e deixe imersa por 20 minutos. Depois, lave novamente.
  • Passe as frutas em uma outra solução de duas colheres de sopa de vinagre branco por litro de água e depois enxague. Seguindo até este passo você tira 90% do agrotóxico que está na superfície, mas ainda há bactérias na fruta.
  • Pegue 1 litro de água e coloque duas colheres de sopa de água sanitária. Deixe as frutas nesta solução por 10 minutos.
  • Enxague de novo. Agora sim a fruta estará higienizada corretamente.
  • Lembre-se que, para manipular, você tem que higienizar corretamente sua mão, usar luvas e uma tábua de corte limpa, que não pode ser de madeira. A tábua tem que ser de plástico e não pode estar muito riscada.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo