Vida saudável

Britânica perde menos de 1 kg e aparece muito mais magra; como é possível?

Reprodução/Instagram
O antes e o depois da transformação Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL

23/02/2017 18h20

A britânica Adrienne Osun impressionou seus mais de 30 mil seguidores no Instagram ao postar uma foto mostrando a diferença que menos de 1 kg fez no seu corpo. Os ponteiros da balança não mudaram tanto, mas ela está visivelmente mais magra e definida.

Na própria legenda das imagens da rede social, a mãe de quatro filhos conta o "segredo". "Recomposição corporal. Perdi gordura e ganhei músculos. Isso é resultado de um trabalho duro de ginástica e musculação. Para quem está vendo isso pela primeira vez.... Sim, 2 libras (equivalente a menos de 1kg)! A balança não mede gordura".

Quem frequenta a academia ou já passou por mudanças corporais sabe que Adrienne está certa. E quem comprova é Cintia Cercato, diretora do Departamento de Obesidade da Sbem (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).

A especialista diz que é normal as pessoas ficarem ligadas nos dígitos da balança, mas, na verdade, eles acabam não revelando muita coisa sobre a verdadeira boa forma. O cálculo clássico de medir o peso ideal pela altura está por fora. 

"O peso reflete massa magra e gorda. E você pode ter grandes variações da composição corporal sem mudar muito o peso", afirma. De acordo com Cintia, só dieta não é capaz de fazer essa transformação. Praticar atividade física, principalmente de resistência, que aumenta a massa magra, e não só o aeróbio, é essencial.

Para fazer uma comparação simples, o educador físico André Trombini, da academia Bodytech, em São Paulo, diz que se perdemos 1 kg de músculo, equivale a um dedo, quase não dá para notar. Já 1 kg de gordura, é a palma da sua mão. Ou seja, muito mais perceptível.

"Não precisa ser rigoroso e morrer de fome ou ficar horas por dia na academia, é só manter o equilíbrio para chegar no resultado esperado".

Como saber

Dependendo da estratégia adotada, perde-se mais peso primeiro e depois de estabilizar, a mudança na composição corporal começa. Acompanhar as medidas --circunferência abdominal e do quadril, por exemplo-- é um bom parâmetro para saber se isso está acontecendo com o seu corpo, segundo Cintia. 

“Elas [as medidas] são indicadores de que, mesmo sem perder peso, você está trocando massa gorda por magra. E para tal, existem exames como densitometria, pregas cutâneas e bioimpedância”.

A especialista reforça que obesidade é o excesso de gordura corporal em relação ao percentual de massa magra. Por isso existem o gordinho saudável e falso magro. “Um lutador de box, por exemplo, pode ter um IMC (índice de massa corporal) alto, mas se for analisar a composição corporal, ele tem mais massa magra, mais músculos do que gordura”.

Não fique parado

Trombini aproveita e dá uma dica para os dias de folia: nada de ficar de sábado a quarta-feira sem atividade física. Academia fechada não é desculpa.

"Você pode selecionar ao menos dois dias para fazer se exercitar ao ar livre. Quem não gosta de correr, faz uma caminhada. É melhor do que ficar parado". 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
BBC
do UOL
Estilo
do UOL
Estilo
Redação
Estilo
UOL Especiais
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
Estilo
Topo