Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Ator que faz o Thor no cinema treina pesado amarrado a elásticos

Adriana Nogueira

Do UOL

14/03/2017 16h21

O ator australiano Chris Hemsworth, que ficou famoso por interpretar o personagem Thor nos cinemas, usou sua conta no Instagram para mostrar em vídeo um pouco do treino que o faz ter um corpo trincado. Na gravação, que até a publicação desta reportagem teve 2,4 milhões de visualizações, ele aparece se exercitando preso a um elástico.

Segundo Gilberto Coelho, especialista em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e professor de educação física da Faap (Fundação Armando Alvares Penteado), a modalidade é interessante para diversificar a rotina de treino desde que os movimentos sejam executados corretamente.
 

 

Gettin it done with the worlds best trainer @zocobodypro. For the best training advice, nutrition advice of just how to be a flat out legend check out his website www.zocobodypro.com

Uma publicação compartilhada por Chris Hemsworth (@chrishemsworth)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

em

“A pessoa precisa manter a tensão do elástico ao executar os exercícios. Daí ela consegue ganhar força e potência muscular. Mas se o elástico estiver frouxo é a mesma coisa que malhar sem ele”, afirma Coelho.

Para o especialista em fisiologia, qualquer pessoa, mesmo que iniciante, pode se exercitar dessa maneira desde que sob a orientação de um profissional de educação física. “Um idoso pode tirar benefício do elástico, desde que a prática seja adaptada para a condição física dele.”

“O problema é querer reproduzir movimentos como os do ator em casa, seguindo o vídeo. O risco de lesão muscular e nas articulações –dos ombros e dos cotovelos— é grande”, afirma Coelho.

Para o ortopedista Orlando Righesso Neto, membro titular da SBC (Sociedade Brasileira de Coluna), o uso de elástico deveria ficar restrito a praticantes mais experientes. "Além do risco de lesão muscular, se o paciente tiver uma hérnia de disco [quando discos intervertebrais saem da posição normal e comprimem as raízes nervosas da coluna vertebral] pequena pode acabar aumentando o volume dela", declara o especialista.

Ao executar os movimentos presos ao elástico –de forma correta e mantendo a tensão dele— o gasto calórico é maior do que o mesmo exercício sem a contenção. “Mas a definição do corpo do ator não vem só de ele se exercitar com o elástico. No vídeo mesmo, ele mostra que faz atividades aeróbicas, como bicicleta ergométrica, e musculação”, diz o fisiologista Gilberto Coelho.