Topo

Estudo irlandês descobre que comer muito queijo pode ser bom para a saúde

Participaram do estudo da University College Dublin 1.500 pessoas, com idades entre 18 e 90 anos - Getty Images
Participaram do estudo da University College Dublin 1.500 pessoas, com idades entre 18 e 90 anos Imagem: Getty Images

16/03/2017 09h00

Diretrizes atuais de saúde relacionam o alto consumo de gordura saturada a níveis perigosos de colesterol no organismo. Mesmo sendo fonte desse tipo de gordura, o queijo não teria esse efeito prejudicial, segundo estudo da University College Dublin, na Irlanda. Taxas altas de colesterol são fatores de risco para ataque cardíaco e AVC (acidente vascular cerebral).

Os cientistas do Food for Health Ireland, departamento da universidade, analisaram o impacto dos alimentos lácteos --leite, queijo, iogurte, creme e manteiga-- na saúde de 1.500 irlandeses, com idade entre 18 e 90 anos. Constatou-se então que a alta ingestão de queijo não estava associada ao aumento de gordura corporal nem do LDL, o chamado “colesterol ruim”.

A descoberta dos pesquisadores irlandeses vem corroborar estudos de outros países, que têm demonstrado que a gordura saturada do queijo não interfere no colesterol devido ao conjunto exclusivo de nutrientes que o alimento contém.

"Vimos que quem consumia muito queijo tinha uma ingestão significativamente maior de gordura saturada do que quem não comia ou comia pouco, no entanto, não havia diferença nos níveis de colesterol LDL", disse a médica Emma Feeney, líder do estudo, para o site da University College Dublin.

Outra descoberta dos cientistas foi que as pessoas que consumiam regularmente leite com baixo teor de gordura e iogurte tendiam a ter maior ingestão de carboidratos.

Eles também ficaram surpresos ao descobrir que os indivíduos que ingeriam alimentos lácteos semidesnatados tinham maiores níveis de colesterol LDL.