Topo

Atriz passa mal ao tentar engordar; veja como ganhar peso da forma certa

Thais Carvalho Diniz

Do UOL

25/03/2017 15h08

Para viver a princesa Leopoldina em "Novo Mundo", nova novela das 18h da Globo, a atriz Letícia Colin precisava engordar. Entretanto, mesmo depois de pegar pesado no consumo de chocolates e frituras, ela não conseguiu alcançar o objetivo e quase adquiriu uma gastrite.

De acordo com a nutricionista e chef de cozinha Carina Müller, existem formas de ganhar peso de maneira saudável. E Letícia não conseguiu porque usou uma estratégia equivocada.

"Dietas com alto consumo de açúcar refinado e gordura hidrogenada, por exemplo, podem prejudicar a saúde porque o corpo, de uma hora para outra, precisa processar alimentos que não estava acostumado. O excesso desses alimentos faz o estômago produzir mais ácido gástrico, o que agride o organismo e resulta em problemas como a gastrite", explica. Além disso, Carina afirma que a alimentação errada pode sobrecarregar fígado --responsável por metabolizar a gordura-- e o pâncreas, que terá de produzir muita insulina.

A reeducação alimentar para engordar é indicada para aqueles que estão abaixo do peso ideal. Crianças e adolescentes que precisam garantir um crescimento saudável podem passar por esse tipo de processo, por exemplo. E para conseguir o feito sem agredir o organismo, o ideal é procurar um especialista e fazer uma dieta mais calórica, mas com qualidade.

"É preciso aumentar a quantidade de calorias diárias e o volume de comida e as pessoas acham que se entupir de fritura e chocolate vai resolver". Entretanto, há alimentos saudáveis que podem ajudar. "Abacate, castanhas, pães e massas integrais, batata doce e inhame são mais calóricos. Além de outras frutas que contém maior quantidade de carboidrato, como manga e banana".

Para atores e atrizes, a transformação corporal faz parte da composição do personagem. No caso de Letícia, a última dieta foi para emagrecer, quando interpretou Elisa na novela "Sete Vidas" (2015). Mas engordar e emagrecer em curtos espaços de tempo também não é uma boa ideia.

"O corpo precisa estar em equilíbrio e o famoso efeito sanfona desregula tudo. Por isso as dietas radicais não funcionam. O corpo tem uma memória e quando nos privamos de comer, o cérebro entende isso como uma agressão e vai lutar contra. É isso que nos leva a engordar tudo de novo --ou até mais do que foi perdido-- quando damos uma mera escorregada", fala Carina.

Para conseguir exibir os pneuzinhos da princesa Leopoldina, Letícia vai usar um macacão que pesa 20 quilos.