Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


De bombado a sequinho: mudar o corpo como Enzo Celulari exige cuidados

Enzo Celulari mostra novo f?sico menos musculoso - Reprodu??o Instagram
Enzo Celulari mostra novo f?sico menos musculoso Imagem: Reprodu??o Instagram

Thamires Andrade

Do UOL

04/05/2017 14h10

Enzo Celulari, filho de Claudia Raia e Edson Celulari, chamou atenção ao exibir um físico mais sequinho em sua conta no Instagram. Praticante de musculação, ele era adepto de treinos de hipertrofia que visavam o aumento da massa muscular, o que o deixava com um físico "bombado".

Em sua conta no Instagram, Enzo tem mostrado que diminuiu a intensidade dos treinos com pesos e aumentou os exercícios aeróbicos, dentre eles a corrida. Para ficar mais sequinho, ele precisou diminuir a quantidade de massa muscular, o que levanta a dúvida: isso é saudável?

De acordo com os especialistas ouvidos pelo UOL, se esse processo de "caminho de volta" ao corpo mais magro for feito com acompanhamento de um nutricionista e personal trainer, não há problema algum para saúde. O problema pode acontecer com quem resolver fazer isso por conta própria.

"Enzo pode ter decidido mudar seu padrão estético por motivos pessoais ou até por performance esportiva mesmo. Ele pratica corrida e, com esse perfil mais enxuto, com pouca gordura e massa muscular adequada, rende mais", explica Vivian Ragasso, nutricionista esportiva do Instituto Cohen, em São Paulo.

Vivian explica que, no caso de Enzo, ele perdeu massa muscular, mas manteve os níveis de gordura corporal baixos, prova disso é que ele não perdeu a definição do abdome e dos membros superiores. "Se a pessoa passa por essa transição com acompanhamento, não há problema. Mas se para secar a opção é alguma dieta da moda, como aquelas sem carboidrato, aí a tendência é perder massa muscular de forma descontrolada, o que não é saudável", fala.

Segundo a nutricionista do Instituto Cohen, essa perda pouco saudável de massa muscular, também chamada de massa magra, pode gerar lesões de desgaste por conta da prática de atividade física sem o preparo físico adequado.

O que muda na alimentação

De acordo com Vivian, quem se interessa em secar não precisa passar fome para alcançar esse resultado, mas sim optar por uma "dieta normo", que consiste em um plano alimentar que contemple todos os nutrientes de forma adequada. "Quando a pessoa quer ganhar massa, ela busca uma dieta hiperproteíca, ou seja, rica em proteína. Já quem quer manter um corpo mais enxuto, a alimentação precisa ser equilibrada, ter uma quantidade normal e adequada de gordura, carboidrato e proteína. Nenhum grupo deve ser excluído", explica.

O cardápio deve ser rico em frutas, verduras e legumes, sem deixar de lado a hidratação. "Também não dá para ficar mais de três horas em jejum para evitar a perda de massa magra fora de controle", diz.

Por ser uma dieta equilibrada não há nenhuma contraindicação nessa opção, mas a nutricionista indica que quem quiser passar por uma transição como a de Enzo busque ajuda profissional. "Todo mundo pode ter um corpo mais seco e seguir essa 'dieta normo'. Hoje, o padrão 'normal' virou o bombado, mas, na verdade, o normal é essa transição que ele está fazendo", fala.

O que muda na atividade física

Segundo Iva Bittencourt, personal trainer e especialista em fisiologia do exercício, para alterar o perfil corporal como o filho de Claudia Raia e Edson Celulari é preciso mudar o estilo de treino realizado.

"Quando queremos um perfil mais volumoso, as séries são focadas em hipertrofia. Mas para deixar o corpo mais sequinho, as séries de musculação devem ser focadas na definição. Geralmente, essas séries de exercício são mais longas e com cargas menores", explica.

Além disso, outro recurso que os profissionais de Educação Física têm para que os alunos alcancem esse resultado é a atividade aeróbica. "A corrida que o Enzo faz, por exemplo, queima mais gordura e contribui para o aumento da definição, sem dar volume", fala.

Iva também destaca que o resultado pode ser atingido com aulas de crossfit, modalidade criada nos Estados Unidos para treinar soldados do exército, policiais e bombeiros, e atividades aeróbicas em HIIT, treino intervalado de alta intensidade.