Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


"Voltei ao peso da Bebel", diz atriz da Grande Família que emagreceu 15 kg

A atriz Guta Stresser emagreceu 15 quilos em dois anos - Thiago Duran/AgNews
A atriz Guta Stresser emagreceu 15 quilos em dois anos Imagem: Thiago Duran/AgNews

Thamires Andrade

Do UOL

16/05/2017 17h49

Conhecida por seu papel como Bebel, no seriado "A Grande Família", a atriz Guta Stresser chamou atenção ao aparecer bem mais magra na pré-estreia do filme "Ninguém entra, Ninguém sai", no Rio de Janeiro. Em entrevista ao UOL, ela conta que emagreceu 15 quilos em um processo de reeducação alimentar e atividade física que já dura dois anos. "Um pouco antes do fim de "A Grande Família" eu cheguei no ápice do meu peso: 70 quilos. Como sou baixinha, isso é muita coisa. Agora, estou com 55 quilos. Voltei a ter o peso de quando comecei a fazer a Bebel", conta.

A atriz conta que a vontade de emagrecer veio por diversos motivos. Um deles foi que após a morte de seu pai, Ronald Sanson Stresser, há cinco anos, ela deu uma engordada e veio a ideia de cuidar mais da saúde. "Fiquei deprimida e ansiosa e quando isso acontece, desconto na comida. É muito duro a perda de um ente querido. Então, comecei a pensar em ter uma vida mais saudável para ter uma velhice tranquila e uma sobrevida bacana. Além disso, no trabalho, também gosto de me sentir mais leve e preparada para qualquer desafio no palco", fala.

Ainda que a meta principal da atriz não tenha sido a parte estética, ela não nega que ter alcançado a forma física atual a deixou com a autoestima em dia. "É uma sensação e um prazer bom. Mas acho que o melhor é respeitar o peso da vida mesmo. Acho que a gente tem um peso que devemos ter e não devemos nem ficar acima dele e nem muito abaixo. Estar gordo não é bom para saúde, mas magro demais também não", acredita.

Nos episódios finais de "A Grande Família", Guta conta que já tinha começado a engordar - Paulo Belote/Globo - Paulo Belote/Globo
Nos episódios finais de "A Grande Família", Guta conta que já tinha começado a engordar
Imagem: Paulo Belote/Globo

"Comida viva" e pouco glúten

Quando resolveu iniciar a busca por uma vida mais saudável, Guta foi a nutróloga Raquel Barros que, segundo ela, é mais ligada na parte de saúde do que emagrecimento em si. A atriz conta que, antes de propor uma dieta personalizada, a médica perguntou sobre os hábitos, gostos e preferências alimentares.

"Reduzi o consumo de embutidos e carne vermelha. Dou preferência para carnes mais magras, como frango orgânico, já que os outros tem muito hormônio. E também sempre como comida viva, que vem da terra mesmo, como frutas, legumes e verduras", conta.

Ainda que não seja celíaca [alérgica ao glúten], a atriz restringiu alimentos com essa composição da alimentação. "Troquei o pão pela tapioca. Evito a farinha branca e substituo por outros alimentos, como macarrão sem glúten. Mas não eliminei completamente. Ainda consumo arroz integral. Acho um exagero essa coisa do glúten ter virado vilão", exemplifica.

Além de ter reduzido o consumo do açúcar branco, também conhecido como refinado, Guta também opta por outros sais que não tenham passado pelo processo de refinamento para temperar os alimentos. "Tenho alergia a corante, não posso usar aqueles molhos pré-pronto. Para temperar, é alho, cebolinha e algum sal que não seja refinado", fala.

De manhã, na correria, nem sempre a atriz consegue preparar o suco verde que é recomendado. “Dá trabalho manter couve e salsinha sempre lavadas para colocar na centrífuga”. E, depois do processo de reeducação, ela passou a gostar ainda mais de alimentos mais saudáveis, como frutas, iogurte, quinoa e o ovo. “Ele dá saciedade e não engorda”, fala.

Meditação e muitos socos

Guta nunca foi muito fã de academia e sempre preferiu o balé para manter a forma física --ela praticava a modalidade na infância e na adolescência. Mas a combinação da ioga com o muay thai tem ajudado a atriz a queimar calorias e ficar mais tranquila. "Na luta, eu dou muita porrada no saco e desconto esse lado meio agressivo. Bato nas coisas que quero combater na vida. Uma delas é o cigarro, que ainda estou no processo de largar. Imagino que estou socando meus inimigos internos. Já na ioga, medito e tenho uma paz interior para o dia a dia", fala.

Além de se exercitar três vezes por semana, a atriz não deixa de pedalar ou correr na ladeira do condomínio nos dias que não tem uma aula. "Meu professor de ioga me passou essa corrida com pesinho leve na mão para trabalhar os superiores e isso me ajudou a secar. Foi muito difícil criar o hábito de praticar exercício, mas o importante é não desistir. Quando o cérebro libera a endorfina, você fica mais disposto e alegre", fala.

"Não seja duro com você mesmo"

Se você quer emagrecer, assim como Guta, a dica da atriz é entender que tudo é um processo e que não é preciso ser tão duro com você mesmo. "Mudar não é fácil. Em alguns momentos, desisti e aí voltei a ter disciplina novamente. É um processo e a gente não deve ser duro com a gente. Sou muito crítica comigo e acho que isso atrapalhou muitas vezes", fala.

Para ela, não é preciso ser radical com as escolhas na vida. "De vez em quando como o que tenho vontade. Ontem mesmo, estava afim de um cachorro-quente depois da peça e comi. O importante é ter um propósito. Escorregou? Já volta! A gente tem que buscar o meio termo. Nada de radicalismo", fala.