Preocupado com sobrepeso da irmã, universitário cria chocolate com rúcula
Incentivar a irmã caçula, na época com oito anos, a comer vegetais foi a motivação inicial para o universitário Gustavo Henrique Amaral Monteiro Rocha para desenvolver um doce que combinasse cacau com os nutrientes de frutas e verduras, que ela se recusava a comer.
Esse foi o pontapé inicial da Nutricandies, que hoje comercializa cremes de chocolate com quatro fórmulas diferentes: beterraba com banana, frutas cítricas, cenoura com castanha e rúcula com maçã.
“Minha irmã estava com sobrepeso e eu cursava o técnico em química na Instituto Federal de Goiás quando tive essa ideia. Juntei-me a uma professora para criar um doce que agregasse os nutrientes dos vegetais. Inicialmente pensamos em um cookie, mas acabamos fazendo o creme de chocolate”, conta Gustavo, que hoje está no terceiro período do curso de engenharia química da Universidade Federal de Goiás.
Segundo Gustavo, os primeiros sabores desenvolvidos foram rúcula, couve e beterraba. “A rúcula, por exemplo, tem um sabor um pouco picante, por isso resolvemos juntá-la a outro vegetal, para suavizar.”
O universitário fala que, antes da comercialização, os cremes de chocolate passaram por uma análise sensorial com 400 pessoas, entre adultos e crianças. “Ninguém identificou o que havia no chocolate, falavam em achocolatado amargo, café.”
Por enquanto, os cremes da Nutricandie são vendidos, por meio do site da empresa, e entregues na região metropolitana de Goiânia, onde mora Gustavo, mas a ideia é expandir para todo o país. Em fevereiro, o negócio ficou entre as cinco melhores ideias, na categoria alimentos e agronegócios, do 100 Open Startups, levantamento anual que destaca as ideias mais atraentes para investidores.
No site da Nutricandies, a embalagem de 65g sai a partir de R$ 6, a depender do sabor escolhido. Há ainda versões com 150g e 200g, destinadas a elaboração de receitas. “Nossa ideia é investir na venda para mercados e lojas de produtos naturais”, diz Gustavo.
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