VivaBem

Comer chocolate pode reduzir risco de arritmia cardíaca e AVC, diz estudo

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL

24/05/2017 17h07

Um estudo dinamarquês divulgado no início de maio traz boas notícias para os chocólatras: o consumo de cacau e seus derivados pode fazer bem ao coração.

Publicada no "British Medical Journal Heart", a pesquisa, que acompanhou os hábitos de mais de 55 mil pessoas na Dinamarca, apontou que quem comia mais chocolate era menos propenso a desenvolver uma condição cardíaca em particular.

Os pesquisadores descobriram que consumir moderadamente chocolate reduziria os riscos de desenvolver fibrilação atrial, um tipo de arritmia. A doença aumenta as chances de ocorrer um AVC, popularmente chamado de derrame, insuficiência cardíaca e até demência.

Os participantes, que tinham entre 50 e 64 anos, foram acompanhados por 13 anos e meio, em média, e precisavam responder a um longo questionário sobre seus hábitos alimentares. Os pesquisadores notaram que quem consumia menos do que um pedaço de chocolate por mês tinha um risco maior de desenvolver fibrilação atrial.

No entanto, os pesquisadores advertem que outros fatores poderiam ter influenciado os resultados e dizem que mais pesquisas na área são necessárias para confirmar a teoria.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais VivaBem

Topo