Vida saudável

Alho, cebola e iogurte previnem gripes e dor de garganta

Getty Images
Imagem: Getty Images

Gabriela Guimarães e Rita Trevisan

Colaboração para o UOL

24/05/2017 04h00

Nosso corpo conta com um exército de defesa formado por milhões de células – os anticorpos -- que atuam para eliminar ameaças externas, como vírus, bactérias, fungos e até mesmo agentes químicos que representam perigo. Quando nossa imunidade está em baixa, é comum aparecerem gripes, resfriados, infecções na garganta   bem como doenças oportunistas, a exemplo da herpes e da candidíase. Mas o que entra no seu prato pode ser mais uma arma para reforçar o sistema imunológico e prevenir problemas de saúde. Saiba quais os melhores alimentos para montar seu cardápio e blindar o organismo.

Fontes consultadas: Ana Júlia Canfild, nutricionista especialista em Nutrição Funcional, Ortomolecular e Nutrigenômica. Ana Maria Caetano de Faria, consultora da Sociedade Brasileira de Imunologia. Edvânia Soares, nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Esportiva e Vigilância Sanitária. Thamires Barros, nutricionista e fisioterapeuta.

Iogurte e leite fermentado

Ambos são fontes de probióticos, bactérias que têm ação protetora no organismo e ajudam a equilibrar a flora intestinal. O intestino, por sua vez, precisa estar tinindo para mandar embora do corpo as substâncias nocivas e absorver o que faz bem, atividades essenciais para a manutenção da saúde. A recomendação dos nutricionistas é consumir uma unidade diariamente, tendo o cuidado de evitar produtos adoçados. Para os intolerantes, a dica é ficar com as versões sem lactose ou com outras fontes de probióticos, como o kefir – feito com grãos de kefir e água, cuja cultura é compartilhada via grupos no Facebook e sites, como o probioticosbrasil.com.br. 

Peixes ricos em ômega 3

Salmão, sardinha e arenque são alguns dos peixes que contêm o ácido graxo, uma gordura boa que, entre outras funções, previne e ajuda a controlar inflamações. Na presença de qualquer tipo de inflamação, o sistema imunológico fica baqueado. Para consumir o nutriente em quantidade adequada e usufruir desses benefícios, é preciso que os peixes estejam no prato pelo menos duas vezes por semana – um filé ou uma posta média (do tamanho da palma da mão) basta.

Alho

Quer um bom motivo para refogar seus pratos com bastante alho? Pois saiba que o alimento conta com um nutriente chamado alicina, que combate bactérias e vírus, prevenindo infecções. O alho também possui minerais importantes para o bom funcionamento do organismo, como selênio e zinco, além de ajueno, um composto que bloqueia a ação de micro-organismos nocivos. Segundo os nutricionistas, o ideal é consumir dois dentes de alho por dia, picados ou macerados. O excesso, no entanto, pode agredir o estômago, gerando sensação de queimação.

Frutas cítricas

Acerola, laranja, limão e morango são alguns exemplos de frutas com grande quantidade de Vitamina C em sua composição. O nutriente é um reconhecido antioxidante, que combate os radicais livres - resíduos das atividades metabólicas que podem lesionar as células, inclusive as do sistema imunológico, atrapalhando o funcionamento do organismo como um todo. Os nutricionistas indicam que se consuma ao menos uma fruta cítrica por dia, alternando entre elas, para aproveitar o maior número possível de vitaminas e minerais. 

Vegetais verdes-escuros

Brócolis, couve, rúcula e espinafre são ricos em ácido fólico, vitaminas A e do complexo B. Todos esses compostos participam da formação dos glóbulos brancos, justamente as células que compõem o nosso sistema imunológico. Comer quatro colheres de servir com um mix dessas folhas, distribuídas entre as duas refeições principais do dia, é o recomendado pelos nutricionistas para colher todos os benefícios citados.

Cogumelo Shitake

Ele também reforça as nossas defesas. Uma pesquisa apresentada durante o 45º Encontro Anual de Câncer em Mulheres -- realizado em 2014 pela Sociedade de Oncologia Ginecológica dos Estados Unidos -- mostrou que o cogumelo ajuda no combate ao HPV e a outros tumores relacionados. Outros estudos, incluindo cientistas brasileiros, mostraram que o shitake também pode ser coadjuvante de tratamentos de HIV e hepatite C, por conta de sua ação benéfica sobre o sistema imunológico. A indicação é consumir duas a três colheres (sopa) do alimento, pelo menos uma vez por semana. Ele pode ser simplesmente refogado com shoyu light, azeite e ervas ou até servir de recheio para omeletes, panquecas e sanduíches.

Cebola

A quercetina – flavonóide presente no alimento -- é um potencializador da função imune, atuando como anti-inflamatório, antiviral e antialérgico. Para aproveitar ao máximo suas propriedades curativas, procure consumir crua, de duas a três colheres (sopa) por dia.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
BBC
do UOL
Redação
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
Topo