Topo

Tamanho da cintura pode dar pistas sobre predisposição a câncer

Para homens, a medida se torna perigosa a partir de 102 cm; para mulheres, a partir de 88 cm - Getty Images
Para homens, a medida se torna perigosa a partir de 102 cm; para mulheres, a partir de 88 cm Imagem: Getty Images

Do UOL

24/05/2017 12h26

Segundo estudo publicado pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer, braço da OMS (Organização Mundial da Saúde), no "British Journal of Cancer", o tamanho da cintura pode indicar maior risco de ter câncer.

Para o jornal inglês "The Guardian", Heinz Freisling, médico da Agência e líder do estudo, afirmou que homens com cintura maiores do que 102 cm e mulheres com medida acima de 88 cm estão mais propensos a certos tipos de câncer. As medidas também estão associadas a maior chance de sofrer de diabetes do tipo dois.

O excesso de peso é a segunda maior causa possível de ser evitada de câncer (a primeira é fumar) e está ligado a 13 tipos de câncer, como de intestino, pâncreas e fígado.

O estudo analisou dados de 43 mil participantes ao longo de 12 anos em média. Desse grupo, 1.600 pessoas foram diagnosticadas com algum tipo de câncer relacionado com a obesidade.

De acordo com Freisling, cerca de 11 cm a mais na cintura aumentam em 13% o risco de desenvolver alguma forma de câncer relacionada ao excesso de peso. No caso do câncer de intestino, 8 cm a mais na cintura representam um risco 15% maior da doença.

Para o médico, o IMC (Índice de Massa Corporal) --medida padrão para a obesidade-- acaba não sendo tão confiável para o risco de câncer porque pode ter significados difentes. Em um atleta, o IMC pode ser alto por causa dos músculos densos, bem como excesso de gordura em alguém que é obeso.